Como é morar em Petrópolis

Nosso post sobre os melhores bairros para morar em Petrópolis é um dos mais acessados aqui no site. Muitos querem passar a morar na serra e ter uma ideia de por onde começar a procurar uma casa, um apartamento, seja para alugar ou comprar. Mas outra dúvida que pode aparecer na cabeça de quem é aspirante a morador da Cidade Imperial é saber como é morar em Petrópolis. A qualidade de vida é tão boa assim? Tem emprego pra todos? A cidade é violenta?

Vou deixar aqui as minhas impressões depois de mais de sete anos morando por aqui. Eu gosto de frisar bastante que são minhas opiniões e minhas experiências. Talvez elas te ajudem a formar uma opinião sobre a cidade, talvez não. Vale o que eu digo sempre: Antes de se mudar, procure passar ao menos um final de semana em Petrópolis para visitar o maior número de bairros possíveis, visitar lugares, explorar o máximo possível antes de tomar uma decisão tão importante na sua vida.

Afinal, como é morar em Petrópolis? A qualidade de vida é boa? Vou encontrar emprego?

Como é morar em Petrópolis

Vamos por pontos. Tentarei passar minhas impressões da melhor maneira possível. Mesmo não tendo morado aqui a vida inteira, acho que em sete anos dá para traçar uma opinião. Se você quer saber como é morar em Petrópolis, continue com a leitura.

Petrópolis oferece uma boa qualidade de vida? A cidade é muito violenta?

Petrópolis é uma cidade do interior, com uma vida bem mais pacata se compararmos com as capitais como Rio de Janeiro e São Paulo. As coisas aqui caminham devagar. Por muitas vezes, devagar até demais. Mas nem por isso podemos dizer que ela é livre de assaltos e de violência.

Não é comparada aos números das grandes metrópoles, mas sim, você pode ser assaltado na rua, no ônibus. Nada que um pouco de cuidado em evitar lugares desertos não resolva. Assim como toda cidade, também existem lugares mais “perigosos” que outros. Existe policiamento, mas nem sempre ele vai ser suficiente para evitar todo tipo de ocorrência. Mesmo com isso tudo, aqui ainda é muito mais tranquilo de andar na rua do que no Rio de Janeiro, por exemplo.

Alguns motoristas ainda respeitam as faixas de pedestres…

Em algumas ruas não existem sinal (semáforo, farol, dependendo de onde você more), mas grande parte dos motoristas ainda respeitam as faixas de trânsito, deixando os moradores atravessarem a rua sem problemas. Algumas pessoas ainda costumam cumprimentar as outras. Ainda dá para ter um pouco de esperança no mundo.

Tem emprego em Petrópolis?

O país todo está em crise e Petrópolis está incluída nesta lista. Uma das perguntas que mais recebo via formulário de contato do blog é se tem emprego em Petrópolis. A resposta é: tem sim, mas não para todas as áreas.

A maior parte da arrecadação da cidade vem do turismo, por isso é muito mais fácil encontrar empregos nas áreas de comércio e serviço. Semanalmente abrem vagas para operadoras de caixa, estoquistas, garçons, atendentes de lanchonetes, restaurantes, etc. Outra área com uma quantidade de ofertas é a área de moda. Tanto o Pólo de Modas do Bingen e da Rua Teresa estão contratando não só vendedores, mas também costureiras e outros profissionais da área.

Se você trabalha em áreas diferentes das que citamos, terá que correr muito atrás para conseguir um emprego. Como eu já disse em outros posts, o mercado por aqui é muito restrito e grande parte das vagas que aparecem em escritórios, por exemplo, são preenchidas através de indicações ou com funcionários antigos da empresa.

Petrópolis é uma cidade muito cara?

Muito cara não sei dizer que é, mas os preços aqui também não ficam muito atrás de grandes cidades. Os preços de aluguel, principalmente em bairros como o Centro, estão bem altos. Deve-se pesquisar bastante. Para a questão da alimentação, deve-se pesquisar sempre. O valor entre os supermercados podem variar bastante.

Tem escolas? Meu filho vai conseguir estudar?

Outra pergunta muito comum nos e-mails que recebemos. Petrópolis tem escolas públicas e privadas. Inclusive, é aqui que está o colégio com melhor resultado no último ENEM do Estado do Rio de Janeiro. Se você está de mudança para a cidade, deve se informar com as escolas sobre a política de transferências.

Afinal, você gosta de morar na cidade?

Sim e não. Sim, porque aqui consigo trabalhar com tranquilidade e (ainda) consigo sair na rua para ver os amigos, almoçar fora, essas coisas. Ao mesmo tempo, não gosto, pois as opções de entretenimento não são muitas e eu, particularmente sempre gostei de cidade grande, não importa o caos.

Se mesmo assim ainda ficar com dúvidas de como é morar em Petrópolis, utilize o espaço de comentários ou o nosso formulário de contato que entraremos em contato assim que possível.