Como reduzir tamanho de vídeos para enviar no WhatsApp

Como reduzir tamanho de vídeos para enviar no WhatsApp? Gravou um vídeo que gostaria de enviar para um amigo no WhatsApp, mas o aplicativo fica avisando que ele é grande demais? No aplicativo o tamanho máximo permitido para envio de vídeo é de 16 MB. Neste post explicamos como você pode comprimir esses vídeos pelo celular ou pelo computador, para conseguir enviar pelo WhatsApp. Ao comprimir o vídeo, você estará reduzindo seu tamanho, e poderá enviar pelo aplicativo.


Como reduzir tamanho de vídeos para enviar no WhatsApp pelo Android

No Android a maneira mais simples é utilizando algum aplicativo compressor de vídeo disponível na Google Play. Neste post estamos fazendo o processo com o app Panda Video Compressor, que é o mais baixado e bem avaliado da loja do Google. O app é gratuito com propagandas e funciona muito bem para compartilhamento no WhatsApp.

1. Comece baixando o Panda Video Compressor na Google Play.

2. Dê permissão para ele acessar as pastas e fotos, senão não irá funcionar.

3. Assim que autorizar ele vai mostrar a lista de todos os vídeos no celular. Toque no vídeo que deseja reduzir o tamanho e toque em Próximo na parte debaixo da tela.

Selecionar vídeo Panda Video Compressor Android

4. Selecione o tamanho que deseja para o vídeo final, lembrando que quanto mais compressão, pior a qualidade do vídeo final. Na lista você pode selecionar algum tamanho padrão ou escolher personalizado e digitar o que deseja. Quando terminar toque em Compactar no menu inferior.

Como reduzir tamanho de vídeos para enviar no WhatsApp no Android Panda
Como reduzir tamanho de vídeos para enviar no WhatsApp Android

5. Abrirá o aviso que a Compressão Começou, aguarde terminar, vai abrir um anúncio. Toque em Fechar ou X para fechar o anúncio aberto (tenha cuidado pois às vezes aparece anúncio falando que tem vírus no celular, esse alerta é propaganda para colocar terror).

6. Quando terminar o vídeo aparecerá na tela mostrando o original e o compactado (com tamanho reduzido). Tocando em Compare em cima do vídeo, você pode comparar os dois para ver se gostou ou não da qualidade. Tocando no lápis ao lado do nome, você pode renomear o vídeo antes de enviar. E para compartilhar toque em Compartilhar no menu inferior.

Comparar compartilhar video comprimido panda app Android

7. Escolha WhatsApp na lista e depois no contato para o qual deseja enviar.

O vídeo será imediatamente enviado para a pessoa selecionada.

Caso você não goste da qualidade dos vídeos comprimidos, existem outras alternativas na Google Play que você pode testar. Alguns são Compressor de Vide -Vídeo Compacto, VidCompact: conversor de vídeo, Compressor de vídeo: comprimir rápido vídeo e foto e Smart Video Compressor and resizer.

Como reduzir tamanho de vídeos pelo iPhone para enviar no WhatsApp

No iPhone a maneira mais simples também é baixando aplicativo próprio para compressão dos vídeos. Especificaremos abaixo o processo com o app VideoCompressor:Shrink videos, o mais baixado e avaliado da AppStore. É gratuito com anúncios.

1. Comece instalando o Video Compressor: Shrink Videos na AppStore.

2. Ao abrir o aplicativo é preciso dar permissão para ele acessar as pastas. Depois que permitir, todos os vídeos e fotos aparecerão na tela do aplicativo.

3. Toque no vídeo que deseja comprimir para selecioná-lo, depois toque em Import, na parte inferior da tela.

Selecionar arquivo Video Compressor Shrink iPhone

4. O vídeo será adicionado no aplicativo, na parte superior ele já mostra o antes e depois da compressão. Se você tocar no “After” em cima da imagem poderá visualizar a qualidade do vídeo final. Na parte debaixo da tela deslize o campo Bitrate para esquerda para reduzir o tamanho do vídeo, ou para direita para aumentar o tamanho. Quando estiver satisfeito toque em Compress na parte debaixo da tela.

Como reduzir tamanho de vídeos pelo iPhone para enviar no WhatsApp Video Compressor
Como reduzir tamanho de vídeos pelo iPhone para enviar no WhatsApp

5. Aguarde a compressão ser realizada, vai aparecer a porcentagem na tela e uma tela de propaganda. Tenha cuidado pois às vezes aparece anúncio falando que tem vírus no celular, esse alerta é propaganda para colocar terror. Toque em Fechar na propaganda.

6. Quando terminar toque no botão azul Share compressed video para compartilhar o vídeo reduzido.

7. Selecione o WhatsApp na lista de aplicativos, depois escolha o contato para o qual deseja enviar e toque em Enviar (setinha azul para direita).

Pronto, o vídeo será enviado para esta pessoa, agora sem problemas quanto ao tamanho.

Outras alternativas para o iPhone são Comprimir vídeo – Encolher, Compressão de Vídeo e Video Compress – Shrink Video.

Como comprimir vídeo pelo computador para enviar no WhatsApp

Se você está no computador, poderá utilizar ferramentas online para comprimir vídeos. Existem vários sites diferentes na web, e as qualidades mudam bastante de um para outro. Neste post estaremos utilizando o Compress.com. Esta dica também serve para comprimir vídeos utilizando o navegador do celular, caso você não queira baixar aplicativos próprios.

1. Comece entrando no site Compress.com.

2. Clique em cima do campo Solte arquivos de vídeo aqui e aguarde o vídeo carregar na página.

3. Conforme é carregado, a compressão já inicia. Descendo na tela você poderá ver quanto foi reduzido dentro do campo Arquivos de saída. Clique na setinha para baixo dentro do campo “Ações” para salvar.

Como reduzir tamanho de video pelo computador para enviar no WhatsApp

4. Vai abrir uma nova página com uma contagem regressiva e com o link para download do vídeo. Clique com botão direito do mouse no link dentro do “File URL” e selecione Salvar link como.

5. Escolha a pasta onde deseja salvar o arquivo de vídeo no computador. Quem preferir pode salvar no Dropbox ou Google Drive, mas nesses casos é preciso fazer login com os serviços.

6. Compartilhe o vídeo pelo web.whatsapp.com ou WhatsApp Desktop.

Os arquivos enviados para o site, são automaticamente apagados após a contagem regressiva.

Caso o site acima não funcione para seu vídeo, existem diversos outros sites que também possuem o serviço de compressão de vídeo como EZGIF.com, FreeConvert e Media.IO.



0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.