Como saber se o Bolsa Família foi bloqueado

Como saber se o Bolsa Família foi bloqueado? O Bolsa Família é um dos benefícios mais populares do nosso país. Com ele, o Governo visa melhorar a transferência direta de renda aos brasileiros que enfrentam mais necessidade. É um benefício que já existe desde 2002 e aos poucos consegue ao menos diminuir a pobreza e a desigualdade social.

É um programa dedicado a famílias que enfrentam uma situação de extrema pobreza, ou seja, que tem uma renda per capita de até R$89,00 por mês e também as que vivem em situação de pobreza, com uma renda entre R$89,01 a R$178,00 por mês. Para receber os pagamentos, as famílias precisam atender algumas condições.

Mas e quando acontece bloqueio do benefício? O que precisamos fazer? É o que vamos informar nas próximas linhas.

Como fazer para saber se existe algum bloqueio no benefício do Bolsa Família?

Foi sacar seu benefício e não conseguiu? Alguns motivos que podem levar ao bloqueio do Bolsa Família são os seguintes:

  • Mudança de escola das crianças sem aviso prévio;
  • Cadastro desatualizado no CadÚnico;
  • Inconsistências na declaração de renda.

Também podem existir outros motivos não informados pelo Governo. Desta forma, é importante consultar sempre o sistema para saber se existe algum tipo de bloqueio na sua conta.

aplicativo Bolsa Família

Consulta pelo aplicativo

A Caixa Econômica Federal disponibiliza um aplicativo que permite aos beneficiários realizar a consulta da situação do benefício. Através deste aplicativo, é possível consultar se existe algum bloqueio e qual o saldo a ser pago no mês. O aplicativo está disponível para Android e o iOS.

Consulta por telefone

Os usuários que encontrarem dificuldade na hora de usar o aplicativo, podem consultar se existe algum bloqueio no Bolsa Família entrando em contato com o número 0800 726 0207. Escolha a opção relacionada ao Bolsa Família e não se esqueça de ter em mãos o número do seu NIS.

Consulta nas agências da Caixa

Se ainda encontrar dificuldades em entrar em contato pelo telefone, o usuário sempre pode procurar uma agência da Caixa Econômica Federal para realizar uma consulta sobre a situação do seu benefício. Você também pode ir até uma sede do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para saber se existe algo impedindo o pagamento do seu benefício. Em ambos os locais é importante estar com os documentos do titular do benefício em mãos, além do número do NIS.

Caso o seu benefício esteja bloqueado, solicite o motivo junto ao órgão competente e em seguida resolva o problema o quanto antes para o restabelecimento do benefício.