Como saber se pessoa faleceu consultar óbito

Está há muito tempo sem falar com uma pessoa e queria saber se ela morreu? Existe algum site para consultar óbito por CPF, algum registro nacional de pessoas falecidas? Veja agora como saber se pessoa faleceu, como encontrar registro de mortes online.


Como saber se pessoa faleceu consultar óbito

Cartório de Registro Civil

Infelizmente no Brasil ainda não existe um registro nacional online das pessoas falecidas. Os óbitos são sempre registrados nos Cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais da cidade em que a pessoa faleceu. Este registro costuma ser feito pelo serviço funerário da cidade.

Uma maneira de descobrir é solicitando a certidão de óbito da pessoa no Cartório de Registro Civil da cidade onde acredita que a pessoa tenha falecido.

Se não souber o cartório acesse o site http://www.cnj.jus.br/corregedoria/justica_aberta/?. Clique em “Extrajudicial” (1), depois em “Serventias Extrajudiciais” (2). Vai abrir o mapa, clique em cima do Estado que quer procurar (3). Depois que clicar vão aparecer as cidades no campo “UF” (4), selecione a cidade e clique em “Pesquisar” (5).

Como saber se pessoa faleceu consultar óbito

Como saber se pessoa faleceu consultar óbito

Vão aparecer todos cartórios da cidade com telefone e endreço. Dentro do campo “Filtrar por atribuição” selecione “Registro Civil de Pessoas Naturais”. Depois é só entrar em contato com o cartório por telefone que eles informarão o que você deve fazer, vários deles enviam a certidão pelos Correios.

Consultar óbito pelo Google

Outra maneira de procurar é digitar na busca do Google obituários nome da cidade e estado (onde acredita que a pessoa tenha falecido). Por exemplo, “obituários Curitiba PR” (sem aspas). Vão aparecer sites da cidade mostrando obituários do local, você poderá procurar pelo nome da pessoa neles.

consultar óbito pelo Google

Outra maneira é digitando o nome completo da pessoa entre aspas no Google junto da palavra óbito. Por exemplo, “Maria Juaquina Silva” óbito. Se houver algum resultado relevante aparecerá na tela.

Sites oficiais do Governo do Estado

Alguns Estados brasileiros estão começando a disponibilizar cadastro de óbitos online.

Se a pessoa morava no Rio de Janeiro você pode verificar óbito acessando o site do Poder Judiciário do Rio de Janeiro no link http://www4.tjrj.jus.br/SEIDEWEB/default.aspx (mostra óbitos ocorridos a partir de 2007). Basta selecionar “Óbitos” (1) em Tipo de Ato, depois digite uma das opções embaixo (2), pode ser nome ou nome do pai ou CPF e clique em “Listar” (3). No resultado aparecerá o nome da pessoa e os dados do óbito.

 Consultar óbito por CPF Rio de Janeiro

Se a pessoa morava na cidade de São Paulo basta acessar o site da Secretaria de Segurança Pública http://www.ssp.sp.gov.br/transparenciassp/ e clicar em “Registro de óbitos – IML” (mostra óbitos ocorridos a partir de 2013). Você pode filtrar o resultado por mês e ano, quem quiser pode exportar os dados em planilha.

Caso seja de outra cidade ou estado dê uma procurada no Google pela Secretária de Segurança Pública ou o Tribunal de Justiça de onde você mora. Pode ser que eles também disponibilizem estas informações online.

Nenhuma resposta para “Como saber se pessoa faleceu consultar óbito”

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.