Compressa fria ou quente para inchaço, desinchar


Compressa fria ou quente para inchaço? Qual melhor usar para desinchar inflamação, bolsa de água quente ou gelo? É para usar a compressa de gelo e água quente ao mesmo tempo? Abaixo trazemos mais detalhes e os benefícios das compressas.

Compressa fria ou quente para inchaço

Para desinchar inflamações o recomendado é utilizar o gelo, ou seja, compressa fria. Se você colocar compressa quente em cima de uma parte inchada do corpo, você irá piorar absurdamente o inchaço e inflamação.

Compressa fria ou quente para inchaço, desinchar
Compressa fria ou quente para inchaço

Para quem não sabe, a inflamação é uma reação do próprio organismo a uma lesão dos tecidos como quando ocorre torção do joelho, tornozelo e outras partes do corpo. Ela também pode ser causada por infecção.

O local incha pois há um aumento do fluxo sanguíneo e outros fluidos corporais para o local, os glóbulos brancos saem do sangue para o tecido lesionado removendo as células danificadas e reparando o tecido.

Por isso quando ocorre uma lesão com inchaço o recomendado nas primeiras 24 a 48 horas é aplicar gelo para redução da resposta inflamatória e redução da dor causada pelo calor gerado. Faça a compressa de gelo usando uma toalha molhada e aplique no local por 15 a 20 minutos.

Além disso deve-se fazer repouso para o membro lesionado descansar por 24 horas, evitando ao máximo atividades e exercícios. Se a contusão for no joelho e tornozelo use bengala para ajudar a repousar o membro.

Em alguns casos pode ser necessário uso de bandagem de suporte para reduzir inchaço e dor. Se o inchaço for joelho, perna, braço, cotovelo ou pulso, mantenha-o levantado acima do nível do coração para ajudar a reduzir o inchaço.

Caso não melhor dentro de 48 horas, fale com seu médico, pois pode ser algum problema mais grave.

Quando usar a compressa quente?

A compressa de água quente, bolsa de água quente, deve ser utilizada em condições que demorem mais tempo para curar, de longo prazo. Ela ajuda a relaxar e soltar os tecidos aumentando o fluxo sanguíneo para a área afetada.

Para usar é só molhar uma toalha com água quente, mas não quente demais para não queimar a pele. Coloque em cima do local e deixe por 20 minutos. Não durma com a compressa em cima da lesão!

Termogel pode ser usado tanto quente quanto frio.

Nunca use compressa de água quente imediatamente após a lesão ou se o local estiver vermelho ou quente ao tocar.

Compressa de gelo e água quente ao mesmo tempo?

Esta técnica de aplicar os dois tipos de compressa ao mesmo tempo é chamada de terapia de contraste e muito usada por atletas. Indicada principalmente para lesões por esforço repetitivo. Normalmente a pessoa mergulha o corpo em uma banheira quente (não quente demais!) por dois minutos e depois em uma com gelo por um minuto, repetindo umas seis vezes e finalizando na fria.

O intuito é forçar o tecido a se adaptar à mudanças repentinas, que são estimulantes e exigem muita atividade metabólica e ginástica circulatória. Uma estimulação sem estresse que permite que uma parte do corpo descanse um pouco enquanto cura.

Evite usar compressa quente nas lesões inchadas, avermelhadas e quentes!

2 comentários em “Compressa fria ou quente para inchaço, desinchar”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.