Techie

Configurar Roblox para criança, bloquear bate-papo

Roblox é um sistema de jogos multijogador online criado em 2004 onde os próprios usuários podem criar jogos e participar de vários outros. O jogo no Brasil não tem idade mínima recomendada, mas de acordo com sites internacionais de segurança para crianças, Roblox é recomendado para maiores de 10 anos. Mas tem um porém, é preciso modificar opções de segurança para a criança não correr riscos, principalmente pelo jogo ter mais de 30 milhões de usuários ativos. Veja agora como configurar Roblox para criança menor de 13 anos, maneiras de bloquear o bate-papo, bloquear contato de estranhos, bloquear usuários e outras dicas.


Configurar Roblox para criança

Registrando a criança

É muito importante registrar a criança no site colocando a idade correta, principalmente quando são menores de 13 anos. Assim o Roblox já irá colocar as configurações padrão para a idade adicionada, sendo a principal delas o filtro no bate-papo que esconde automaticamente palavras inapropriadas e não permite escrever ou visualizar frases muito grandes. Além disto ele bloqueia as opções e compartilhamento de redes sociais.

Para ter certeza que seu filho está registrado corretamente, crianças menores de 13 anos ficam com o escrito “<13” do lado direito do nome, no canto superior direito da tela. Maiores de 13 aparecem como “13+”.

Bloqueando contato de estranhos, deixando apenas amigos

Como é um jogo online multijogador, qualquer jogador poderá interagir e falar com seu filho ou filha.

Para restringir as pessoas que podem entrar em contato com a criança entre nas configurações clicando na engrenagem no canto superior direito.

ícone engrenagem configurações Roblox

Clique em “Privacidade” no menu da esquerda. Do lado direito você pode restringir para apenas “Amigos” enviarem mensagem e falarem no chat do app. No chat do jogo não tem como deixar apenas amigos, ou deixa ninguém ou todos. Além disso você também pode restringir para “Amigos” as pessoas que podem convidar para servidor VIP e quem pode entrar no jogo com a criança.

Configurações de privacidade para configurar Roblox para criança

Configurar Roblox para criança modificando configurações de privacidade

É importante lembrar que isto não restringe as solicitações de amizade! É muito importante você sempre checar as solicitações que a criança receber, para ter certeza que ela não aceitou algum estranho.

Bloqueando o chat por completo e restringindo jogos não verificados

Alguns pais podem preferir que a criança não entre em contato com ninguém pelo jogo, neste caso é preciso ativar a restrição de conta. Mas este recurso também bloqueia conteúdo não verificado pelos administradores, ou seja, alguns jogos sensíveis para crianças serão bloqueados. A melhor maneira para decidir sobre esta restrição é conversando com seu filho ou filha, para saber se será necessário.

Para ativar as restrições clique na engrenagem e depois em “Configurações”.

ícone engrenagem configurações Roblox

Clique em “Segurança” e depois deslize o botão “Restrições de conta” para direita, ele ficará verde.

Configurações de segurança, ativar Restrições de Conta no Roblox

Configurar Roblox para criança, ativando restrições da conta

Se você clicar em “Privacidade” no menu da esquerda vai reparar que todas as configurações de contato estarão bloqueadas e marcadas como “Ninguém”.

Ativando o controle de pais PIN

Quando as crianças são menores de 13 anos é possível adicionar um PIN na conta e email do responsável para bloquear as configurações. Nem todo mundo ativa este recurso, se você costuma conversar com seu filho sobre os perigos da internet e quer que ele aprenda a ser responsável, você provavelmente não precisará ativar este recurso.

Para ativar o PIN basta entrar na conta do Roblox da criança, clicar na engrenagem e depois “Configurações”.

ícone engrenagem configurações Roblox

Em seguida clique em “Segurança” e depois deslize o botão “PIN da conta” para direita.

Página das configurações Roblox, entre em segurança, PIN da conta

Vai abrir a janela para adicionar seu email, digite-o e digite a senha da conta da criança. Depois clique em “Adicionr email”.

Janela para adicionar email do responsável Roblox

Verifique a caixa de entrada do email que adicionou, clique no botão “Verifiar email” para confirmá-lo. Depois que confirmar atualize a página das configurações para poder ativar o PIN. Clique em “PIN da conta”.

configurações segurança PIN da conta Roblox

Digite duas vezes o PIN (senha) que vai adicionar.

adicionar PIN da conta do Roblox

Configurar Roblox para criança, ativando PIN

Pronto, ele vai avisar que para modificar as configurações no futuro você terá que digitar este PIN que adicionou. Todas as configurações ficam bloqueadas pelo PIN.

Bloqueando jogadores inconvenientes e denunciando

O jogo tem moderadores que ficam verificando os jogadores e jogos criados. Mas mesmo assim pode acontecer de aparecerem jogadores inconvenientes que podem causar problemas. Se isto acontecer com a criança, é possível denunciar usuários tanto pelo site quanto pelo aplicativo.

Para bloquear jogador pelo site ou pelo aplicativo abra o perfil do jogador que quer reportar e bloquear. Clique no ícone de três pontos no canto superior direito da caixa onde aparece o nome e foto dele. Vai abrir um menu, selecione “Bloquear usuário”. Depois confirme clicando em “Bloquear”.

Para bloquear jogador dentro de um jogo clique no botão Menu (três traços) no canto superior esquerdo da tela. Clique no ícone da bandeira que aparecerá do lado do nome do jogador. Depois clique em “Denunciar”. Preencha o formulário e envie.

Para denunciar jogo ou jogador basta abrir a página do jogo ou a página do perfil do jogador. No campo “Sobre” você vai ver o link “Denunciar abuso” (canto inferior direito da seção). Clique nele, preencha o formulário e envie clicando em “Denunciar abuso” novamente.

Para denunciar um jogador no chat bate-papo é só clicar no ícone da engrenagem do lado direito do nome do usuário, na janelinha do chat. Em seguida clique em “Reportar/Denunciar” e prossiga.

Jogue com seu filho e sempre fique por perto

É muito importante que você sempre fique por perto quando a criança estiver jogando Roblox, principalmente quando estão começando a conhecer o jogo, para saber com quem eles estão interagindo.

Uma dica é criar uma conta para você poder jogar com a criança, assim saberá como o jogo funciona e poderá dar dicas para ele ficar mais seguro no jogo.

Existem alguns golpes para tentar roubar Robux das crianças, que é o dinheiro usado no jogo. Avise a criança para não informar sua senha para ninguém. É importante alertá-la também sobre ninguém ganhar Robux grátis no jogo, não existe esquema para ganhar Robux que não seja pagando. Explique estas coisas para que a criança não caia em golpes e tenha a conta roubada.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!