Techie

Como criar uma conta segura do Gmail para criança


As crianças de hoje em dia estão ganhando smartphone cada vez mais cedo, com isso acabam usando redes sociais e aplicativos como WhatsApp além de quererem usar conta de email. Se você está pensando em criar uma conta para seu filho mas fica com receio de que ele possa receber mensagens indevidas, saiba que você pode criar uma conta segura do Gmail para criança. É uma conta de email que você pode monitorar e assim não deixar que ele receba emails com vírus ou coisas do tipo.

O monitoramente da conta pode parecer invasão de privacidade, mas se seu filho for pequeno não é uma boa idéia deixar ele mesmo cuidar dos emails. Combine com seu filho antes de criar a conta, que ele só poderá ter um email com esta condição de monitoramento, assim todos entrarão em um acordo.

Como criar uma conta segura do Gmail para criança

Criando conta no Gmail

Comece acessando a página do Gmail https://mail.google.com/ e clique em “Criar uma conta” no canto superior direito.

 criar uma conta no Gmail

Adicione nome do filho (1), se quiser pode colocar o nome real, mas se não quiser coloque o apelido que preferir. No campo nome de usuário (2) pode repetir o que colocar em cima. Digite uma senha duas vezes (3), coloque a data de nascimento (4) (de preferência coloque a sua data de nascimento, caso não queira divulgar a idade real da criança). Não precisa escolher o sexo (5), quanto menos informações divulgar melhor. Digite o número do seu celular (6) e o seu email (7) que vai servir como email de segurança para caso de comprometimento da conta. Selecione o país e quando terminar clique em “Próxima etapa” (9).

Como criar uma conta segura do Gmail para criança

Vai aparecer os termos de uso, desça na tela toda e clique no botão “Concordo”.

criar conta do Gmail 2

Pronto, a conta da criança foi criada, clique em “Prosseguir para Gmail” para começar a configurar o encaminhamento de emails.

criar conta do Gmail 3

Ativando encaminhamento de emails

O encaminhamento de emails será utilizado para monitorar os emails que a criança receber. Para ativar clique no ícone da engrenagem (1) e selecione “Configurações” (2).

ícone da engrenagem configurações do Gmail

Dentro das configurações clique em “Encaminhamento e POP/IMAP” (1). Depois clique em “Adicionar um endereço de encaminhamento” (2).

adicionar endereço de encaminhamento no gmail

Adicione seu endereço de email no campo específico (1) e clique em “Próxima” (2).

adicionar endereço de encaminhamento

Vai abrir a confirmação de que os emails serão encaminhados para o email escolhido, clique em “Continuar”.

encaminhamentos de emails no Gmail

Vai abrir a mensagem avisando de que um email de confirmação foi enviado para o email escolhido, clique em “Ok”.

código de confirmação para encaminhamento

Abra seu email (que digitou na conta do filho) e procure pelo email do Gmail Equipe. Clique no link do email para confirmar o encaminhamento automático de mensagens para sua conta.

\confirmação de encaminhamento de email Gmail

Pode ser que abra uma nova página de confirmação no navegador, confirme o encaminhamento clicando em “Confirmar”.

confirmar encaminhamento de email Gmail

Depois da confirmação volte nas configurações de email do seu filho, entre novamente em “Encaminhamento e POP/IMAP”. Seu email estará aparecendo logo no primeiro campo “Encaminhar uma cópia de email da entrada para …” (1). Deixe a outra opção em “manter cópia de Gmail na Caixa de entrada” (2). Quando terminar clique em “Salvar alterações” (3) na parte debaixo da página.

Gmail encaminhar cópia de email para

Criar uma conta segura do Gmail para criança

Após a confirmação vai ficar aparecendo a mensagem em vermelho explicando que os emails serão encaminhados para o email escolhido. Está mensagem fica sendo exibida por 7 dias e depois some.

você está encaminhando seus emails para

Pronto, agora sempre que seu filho receber algum email o mesmo será encaminhado para você, assim você poderá saber se ele receber algum email comprometedor.

Criar filtro caso queira bloquear emails de não familiares

Quem preferir não monitorar a conta do filho, pode criar um filtro para ele receber apenas emails de pessoas conhecidas. Caso prefira fazer isso volte nas configurações do Gmail, clique no ícone da engrenagem e depois “Configurações”.

configurações do Gmail

Clique na aba “Filtros e endereços bloqueados” (1) e depois em “Criar novo filtro” (2).

criar novo filtro no Gmail

No campo “Não tem” (1) digite os emails das pessoas da família que a criança pode entrar em contato. Depois clique em “Criar filro com esta pesquisa” (2).

filtro excluir email que não tem

Selecione a opção “Excluir” (1) e depois clique em “Criar filtro” (2).

filtro excluir email que não tem 2

Pronto, todos os emails que chegarem na conta da criança que não sejam destes emails especificados, serão automaticamente excluídos sem passar pela caixa de entrada.

filtros e endereços bloqueados Gmail

Como criar uma conta segura do Gmail para criança

Pronto, a conta da criança está configurada. Lembre-se de falar com seu filho para não repassar o email para qualquer pessoa nem escrevê-lo em qualquer site da web.

Esta é apenas uma dica de como deixar a conta do filho mais segura, claro que se a criança for maior ela conseguirá modificar as configurações de filtro, mas o intuito aqui é você mesmo conversar com seu filho e explicar os riscos da internet, o porquê de estar querendo ter acesso à conta dele. Aconselhamos a monitorar a conta do filho mesmo criando os filtros.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário