Descobrir quem enviou Pix, TED ou DOC, é possível?
É possível descobrir quem enviou Pix, TED ou DOC? Recebeu um Pix ou TED de algum estranho que não estava esperando e gostaria de descobrir a pessoa que enviou para saber se era mesmo para você ou não? Abaixo explicaremos onde você deve verificar o nome da pessoa ou empresa que depositou o dinheiro na sua conta.
Descobrir quem enviou Pix, TED ou DOC
Atualmente é muito simples verificar quem fez um Pix, TED ou DOC para sua conta, não importa em qual banco você tenha conta. Estes três tipos de transferência contêm os registros de quem enviou o dinheiro e quem recebeu a quantia. Tanto que estas transferências não são usadas por pessoas que pretendem lavar dinheiro.
Para verificar faça login na sua conta no internet banking ou pelo aplicativo do celular do seu banco. Abra o extrato do mês que caiu o Pix, TED ou DOC. Dependendo do banco você poderá clicar em cima da transferência (ou tocar no valor se for no aplicativo do celular).
Vão aparecer todos detalhes da pessoa, inclusive CPF.
Se você não conhece a pessoa e não tem idéia do porquê deste dinheiro ter sido depositado, entre em contato imediatamente com seu banco e informe o ocorrido. Não fique com dinheiro de outra pessoa que não saiba quem é. Você estará cometendo crime de apropriação indébita (Art. 168 do Código Penal – Decreto Lei 2848/40).
Quem não tem como acessar o internet banking ou pelo aplicativo, vá ao banco ou ligue e fale diretamente com o gerente da sua conta. Anote todos os protocolos para ter registro da ligação. O gerente poderá verificar os detalhes da pessoa que fez o depósito e irá passar os dados para você.
Se nem o gerente puder dar os detalhes do depósito, solicite um comprovante de que você tentou devolver o dinheiro e não está conseguindo. Em seguida, vá à delegacia de polícia mais próxima e faça um Boletim de Ocorrência informando o ocorrido. Assim você estará se protegendo caso ocorram problemas com o dinheiro no futuro e se o dinheiro que caiu na conta for de fontes ilícitas.
Fim da transferência via DOC
Em tempo: A partir de 29 de fevereiro de 2024, as transferências via DOC serão descontinuadas pelos bancos. Isto porque, é um serviço muito pouco utilizado pelos clientes, perdendo até para os cheques convencionais.