Efeitos colaterais da Ritalina
A Ritalina é um medicamento usado para o tratamento do transtorno do déficit de atenção (TDAH) e hiperatividade tanto em adultos quanto em crianças. Seu principal objetivo é melhorar a concentração e, ao mesmo tempo, diminuir o cansaço provocado pelas atividades. O problema é que em muitos casos vem acontecendo um uso indiscriminado e os efeitos colaterais da Ritalina podem ser muito prejudiciais à saúde.
Os principais efeitos colaterais da Ritalina
A Ritalina deve ser usada somente com prescrição médica. Hoje em dia, infelizmente, muitas pessoas ainda tentam adquirir o medicamento no “mercado negro” acreditando que irão conseguir assim desenvolver melhor as tarefas diárias e ficar “mais inteligente”.
O acompanhamento médico é obrigatoriamente necessário, pois é necessário observar a dosagem, específica para cada caso da doença. Mesmo quando indicada para o tratamento da doença, os principais efeitos colaterais da Ritalina são os seguintes:
- Sonolência
- Perda de peso
- Perda de apetite
- Insônia
- Alteração do humor
- Enjoos
- Dores de cabeça
- Dores de estômago
- Urticária
- Letargia
- Ataques de pânico
- Ansiedade excessiva
- Palpitações
- Alucinações, ou seja, alterações na percepção da realidade. A pessoa passa a ver, ouvir e sentir coisas que não existem.
- Crises de falta de ar
- Inchaços
- Aumento da pressão arterial
- Desconforto no peito
- Excesso de suor
Estes são apenas alguns dos efeitos colaterais da Ritalina que podem aparecer com o uso contínuo do medicamento. Em muitos casos, há a necessidade de se mudar ou suspender a medicação do paciente.
Existem outras formas de tratar esta doença?
Em alguns casos de transtorno de déficit de atenção, existe a possibilidade de se realizar um tratamento alternativo como a prática de esportes ou então uma outra atividade que possa trazer uma boa resposta para tratamento.
Os malefícios que o uso indiscriminado da Ritalina podem trazer jamais compensam os benefícios. Se você sofre com problemas de concentração e foco, procure um tratamento adequado para sua situação. Assim, você trata corretamente o seu transtorno e evita uma série de efeitos desagradáveis.