Erros comuns que cometemos com os alimentos naturais


Você costuma comprar legumes, verduras e frutas e colocar tudo na geladeira? Ou sempre descasca os legumes antes de comer? Neste post falaremos sobre os erros comuns que cometemos com os alimentos naturais. São coisas que as pessoas costumam fazer que não são necessárias ou são feitas no momento errado.

Erros comuns que cometemos com os alimentos

Comprar frutas verdes

Muitas pessoas acham que qualquer fruta que compramos vai amadurecer com o tempo na fruteira, mas infelizmente não é assim. Nem todas as frutas continuam amadurecendo quando você deixa elas em casa depois de comprar. Apenas as frutas climatéricas continuam amadurecendo quando chegam em casa, pois continuam emitindo o gás etileno, que ajuda a fazer a frutar chegar na maturidade.

Frutas que continuam amadurecendo quando leva para casa são: tomate, kiwi, caqui, pêra, maracujá, pêssego, nectarina, ameixa, maçã, abacate, melão, banana, manga e mamão.

Frutas que não continuam amadurecendo, se estiverem verdes permanecerão assim e vão estragar sem ficarem maduras, são: coco, uva, limão, amora, framboesa, figo, carambola, cereja, romã, melancia, morango, abacaxi, laranja, pimenta-doce, feijão de corda.

Colocar tudo na geladeira

Nem todos os alimentos que você compra precisam ficar na geladeira, dependendo do legume ou da fruta pode ficar com a textura e sabor estranhos. Um bom exemplo é o tomate, a maioria das pessoas colocam na geladeira, mas para ficarem mais suculentos o ideal é que seja armazenado na temperatura ambiente.

Erros comuns que cometemos com os alimentos naturais
Erros comuns que cometemos com os alimentos naturais

Outros exemplos são o melão, para ele amadurecer corretamente deve ser mantido fora da geladeira, somente após maduro coloque na geladeira. A cebola fica com a textura estranha mole, e é recomendado que fique na temperatura ambiente.

Colocar todas as frutas na mesma fruteira

As pessoas adoram colocar a banana com a maçã e a pera em uma mesmo tigela, mas infelizmente isso não é o ideal de se fazer. Frutas climatéricas soltam gás etileno que fazem outras frutas amadurecerem e estragarem mais rápido. Mantenha as frutas climatéricas como banana, pessego, maçã, manga, separadas para não causarem o apodrecimento de outras.

Não comprar frutas e legumes congelados

Muitas pessoas acham que as frutas e legumes congelados perdem suas propriedades por causa do congelamento, mas isso não é verdade, eles possuem tanto nutrientes quanto suas versões frescas. Normalmente estas frutas e legumes são congeladas imediatamente após a colheita, mantendo suas propriedades.

Ferver legumes

A pior maneira de cozinhar os legumes é fervê-los em água quente, pois eles perdem suas vitaminas hidrossolúveis na água, principalmente no caso da vitamina C. Caso não tenha microondas ou como cozinhar no vapor ou assando, é recomendado que deixe o tempo mais curto possível para não dar tempo de perder as vitaminas.

Descascar frutas e vegetais

As cascas das frutas e vegetais são lotados de nutrientes que as pessoas desperdiçam ao descascarem e jogarem as cascas fora.

Alguns exemplos são a casca da abobrinha e do pepino, você pode prepará-los com a casca, passando a escovinha higiênica embaixo da água antes de preparar. É nela que fica a maior parte dos nutrientes destes legumes.

Outro legume que a maioria das pessoas preparam sem casca é a batata. É na casca que ficam justamente o potássio e o folato, além disso a casca ajuda a reter a vitamina C não permitindo que perca durante o cozimento.

Cortar os legumes antes de lavar

Nunca corte os legumes antes de lavar, pois as bactérias ou pesticidas que estejam na casca passarão para a parte de dentro do alimento, trazendo perigos para sua saúde.

A dica vale inclusive para frutas como melancia e melão, praticamente ninguém lava essas frutas antes de cortar, mas é essencial que elas sejam lavadas.

Lavar frutas e legumes para guardar

Nunca lave a fruta nem os legumes se for para guardar, lave somente na hora que for comer! Principalmente se forem guardadas na geladeira. O excesso de umidade pode incentivar o crescimento de bactérias e estragar o alimento antes da hora, aparecendo inclusive mofo.

Cortar os legumes e frutas para guardar

Você não deve cortar os legumes e frutas muito antes de comê-los, só para guardá-los cortados. A não ser que seja algum legume ou fruta que pegue todos os dias para comer. No caso dos legumes picados coloque papel toalha no pote hermético para ele absorver a umidade e não deixar apodrecer. Quanto mais tempo o alimento cortado fica exposto ao ar e luz, mais ele perderá nutrientes.

Jogar caules e folhas fora

As folhas e caules muitas vezes são jogadas fora mas a verdade é que várias delas são ricas em nutrientes. Pergunte à Legiane Rigamonti do Alimente-se Bem, nada deve ser desperdiçado!

As folhas e caules que vêm na cenoura possuem seis vezes mais vitamina C que a própria cenoura. As folhas da beterraba são lotadas de fibras e vitaminas, as do aipo possuem magnésio e cálcio. Aproveite as folhas e caules para fazer caldos e cozidos.

Cozinhar legumes crus

Se você não quer perder os nutrientes e coloração dos legumes, é muito importante fazer o branqueamento antes de congelar no freezer. Deixando uns três minutos na água fervendo e depois passando para o pote com água e gelo para resfriar.

Este branqueamento faz o legume fresco durar mais tempo no freezer.

Guardar muita quantidade de legumes quentes na geladeira

Você até pode colocar o legume quente na geladeira, mas é muito importante separar em porções pequenas, nunca deixe grande quantidade amontoada dentro de um pote. A comida irá demorar para resfriar e a chance de contaminação por bactérias é grande.

Essas são algumas dicas do que não fazer caso você queira aproveitar o máximo dos seus legumes, verduras e frutas. Seguindo essas dicas, você estará evitando o desperdício.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.