Perigos na lata de comida amassada


Quais os perigos na lata de comida amassada e estufada? Pode comer o alimento de dentro de uma lata amassada ou tem perigo de contaminação? Lata de comida estufada pode causar doenças? Saiba mais sobre comida enlatada abaixo e quais cuidados você deve tomar.

Perigos na lata de comida amassada

Alguns sites da web falam que é seguro comer de latas de comida amassadas devido ao verniz ou esmalte que tem na parte interior da lata que protege o alimento de contaminação caso a lata seja amassada. Mas isto vai depender muito do amassado e do estado da lata!

Se o amassado for muito grande, normalmente se você conseguir colocar a ponta do dedo dedo dentro dele, então provavelmente o verniz interior se rompeu e o alimento está em contato direto com o metal da lata. Se isto aconteceu, o alimento pode estar contaminado por enxofre, alumínio, manganês e outros compostos químicos que causam deterioração do conteúdo. Além disso a lata pode conter rupturas que você não consegue enxergar, permitindo entrada de bactéria.

Como não tem como ver a parte interior da lata, o melhor é não comprar lata com amassado profundo ou amassado profundo nas bordas ou juntas. O risco de bactéria neste caso é grande.

Não tendo outra coisa para comer

Quem não tiver outra coisa para comer, quem só tiver a comida enlatada na lata amassada, o recomendado é ferver o conteúdo da lata por, pelo menos, 20 minutos. Assim você estará matando as bactérias, micróbios e toxinas presentes, que podem causar o botulismo.

E lata enferrujada? Tem perigo?

Latas com muitas partes enferrujadas devem ser descartadas. A ferrugem pode causar pequenos furos que você também não consegue visualizar, permitindo a entrada de bactérias.

Perigos na lata de comida amassada
Perigos na lata de comida amassada

Passe a mão pela lata ou um pano, se a ferrrugem sair facilmente e você consegue ver a lata ao limpar, então deve estar seguro para comer.

Caso abra a lata e veja ferrugem por dentro não coma de jeito nenhum! O ferro oxidado é perigoso para saúde. Nem mesmo fervendo a comida é seguro comer.

Lata de comida estufada é perigoso?

Sim, notando qualquer estufado na lata não coma! Normalmente o estufamento é causado por falha no processamento, que permitiu desenvolvimento de bactérias dentro da lata.

Data de vencimento de comida enlatada

Os alimentos enlatados costumam durar bem mais tempo que os outros, mas mesmo assim possuem data de validade. É muito importante ficar de olho nesta data quando for comprar e quando abrir para comer.

Principalmente alimentos muito ácidos, como molho de tomate, reagem mais com a lata podendo causar mudança no sabor e textura com o tempo, e posteriormente estragá-la.

As latas devem ser mantidas em local fresco, seco e escuro. Não deixe próximo ao fogão nem à geladeira, nem em locais úmidos como porão da casa.

Após aberto produtos ácidos como molho de tomate, abacaxi podem durar até cinco dias na geladeira. Sardinha, milho e outros devem ser consumidos imediatamente. Creme de leite e outros alimentos neutros têm que ser comidos em 24 horas. Lembre-se de colocar o alimento em pote de vidro ou plástico para guardar na geladeira e não deixe muito tempo em temperatura ambiente após aberto!

Resumindo

Nunca coma alimentos de latas:

  • muito amassadas, principalmente nas juntas e bordas
  • enferrujadas
  • estufadas
  • vazadas
  • com data de validade vencida

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.