Saúde e Beleza

Por que é bom chorar?


O choro é natural do ser humano e pode ocorrer tanto por tristeza como por alegria, comoção, prazer, empatia, felicidade e várias outras emoções. As lágrimas também podem ser liberadas quando bocejamos ou rimos de alguma coisa. O que muitas pessoas não sabem é que as lágrimas fazem bem para saúde dos olhos e o choro faz bem para saúde. Saiba agora por que é bom chorar, quais os benefícios do choro para saúde.

Por que é bom chorar?

Lágrimas protegem os olhos

As lágrimas (lacrimejamento ocular natural) são muito importantes para os olhos pois mantêm eles lubrificados e protegidos contra presença de partículas e substâncias estranhas que possam causar irritação. Ela cria um biofilme de proteção em volta da córnea, uma barreira de defesa contra microorganismos. Além disso não deixam os olhos ficarem ressecados, o que pode causar vista embaçada.

O choro desintoxica o corpo

As lágrimas são feitas 98% de água mas lágrimas causadas por emoção contém hormônios de stress (cortisol) e outras toxinas. Alguns pesquisadores acreditam que o choro faz estas substâncias saírem do sistema, serem liberadas do organismo.

Por que é bom chorar?

Por que é bom chorar? Benefícios do choro para saúde

Chorar tem ação calmante

Quando a pessoa chora ela libera leucina-encefalina, um neurotransmissor narcótico secretado pelo encéfalo. Este neurotransmissor tem a função de anestesiar dores fortes e provocar entorpecimento, parecido com a morfina.

Chorar melhora o humor

Um estudo de 2008 mostrou que as lágrimas podem melhorar o humor mais eficientemente que vários antidepressivos. Além de acalmar, o estudo mostrou que 90% das pessoas que choraram relataram melhoria no humor em comparação com 8% que disseram que o choro fez eles se sentirem pior. Pessoas com transtornos de ansiedade e de humor foram os que menos sentiram melhora com o choro.

É por isso que quando estiver com vontade de chorar, chore! É uma maneira saudável de expressar suas emoções. Prender o choro pode causar problemas como depressão, pressão alta, úlcera e outras doenças relacionados às emoções contidas.

Atenção para casos extremos

Chorar é normal para as mais variadas situações, mas se o choro estiver interferindo nas suas atividades do dia a dia é muito importante entrar em contato com o médico pois pode indicar sinais depressão.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!