Probióticos fazem bem para saúde?


Probióticos fazem bem para saúde? Os benefícios são mesmo comprovados cientificamente para algumas condições de saúde ou são apenas suposições sem comprovação científica? Será que eles podem causar algum malefício? Neste post falaremos um pouco sobre os probióticos.

O que são os probióticos?

Os probióticos são microrganismos vivos encontrados em iogurtes e outros alimentos fermentados, que se destinam a trazer benefícios à saúde quando consumidos ou até aplicados no corpo.

Nem todas bactérias são perigosas para saúde, algumas delas ajudam a digerir alimentos, a destruir células causadoras de doenças e a produzir vitaminas. Os probióticos contêm microrganismos que são iguais ou semelhantes à esses microrganismos que vivem naturalmente em nosso corpo, no nosso microbioma.

As bactérias mais comuns presentes nos probióticos são Lactobacillus e Bifidobacterium. Ele contém diferentes tipos dessas bactérias que vão ter efeitos diferentes sobre nosso corpo.

Probióticos fazem bem para saúde?

Acredita-se que os probióticos tenham vários efeitos no nosso corpo, um dos mais conhecidos é que ele pode ajudar o corpo a manter um microbioma saudável ou ajudar o microbioma a retornar à condição saudável após ser perturbada. Além disso, que eles podem produzir substâncias com efeitos desejáveis e influenciar na resposta imune do corpo.

Probióticos fazem bem para saúde?
Probióticos fazem bem para saúde?

Muitas pesquisas vêm sendo realizadas com os probióticos em relação à condições gastrointestinais, condições em bebês, distúrbios dentários, condições relacionadas à alergia e até relacionados à acne e outras infecções. Mas ainda são necessários mais estudos para mostrar que de fato eles são úteis ou seguros para várias condições de saúde.

Eles têm se mostrado promissores para algumas condições como prevenção de diarréia relacionada a antibióticos, prevenção de enterocolite necrosante e sepse em bebês prematuros, tratamento de cólica infantil, tratamento de doença periodontal e indução ou manutenção da remissão na colite ulcerosa.

Mas na maioria desses casos não se sabe quais probióticos são úteis e quais não são. Também não se sabe quanto de probióticos a pessoa precisa tomar para obter os benefícios e quem mais poderia se beneficiar deles.

Os probióticos podem prejudicar a saúde?

Os probióticos são aparentemente seguros para pessoas saudáveis. Mas infelizmente existem poucos estudos sobre a segurança da frequência de uso dos probióticos e a gravidade dos seus efeitos colaterais.

O risco maior é para pessoas que tenham doenças graves ou estejam com sistema imunológico comprometido. Inclusive no caso dos bebês prematuros, é preciso analisar os riscos dos probióticos em relação aos seus benefícios.

Alguns efeitos nocivos conhecidos atualmente são infecções em pessoas com outros problemas de saúde, produção de substâncias nocivas pelos microrganismos probióticos, e transferência de genes de resistência a antibióticos de microrganismos probióticos para outros microrganismos no trato digestivo.

Por isso é importante sempre conversar com um médico caso esteja considerando tomar suplemento dietético probiótico, principalmente se você já tem problemas de saúde.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. […] Está precisando saber quais alimentos ricos em lipídios que são saudáveis? Fez exame de sangue e deu que está com níveis elevados de lipídios no sangue? A dislipidemia como é chamada, é um distúrbio lipídico que pode ser revertido com a mudança de estilo de vida. Neste post falaremos um pouco sobre os lipídios e sua importância para nossa saúde. […]

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.