Saúde e Beleza

Benefícios do leite para a saúde

O leite é um alimento polêmico. De um lado, existem aqueles que defendem o alimento e de outro, aqueles que dizem que o leite é um alimento que não deve ser consumido. Porém, os benefícios do leite para a saúde são muitos e aqueles que não tem nenhum tipo de alergia, podem consumir sem problemas.


Os principais benefícios do leite para a saúde

Benefícios do leite para a saúde

O leite é um alimento rico em proteína animal, vitaminas A, B12 e D, selênio, fósforo, magnésio, riboflavina, além de ser uma grande fonte de cálcio. Por isso, ele tão importante principalmente para crianças em desenvolvimento. Alguns dos principais benefícios do leite para a saúde que poderíamos citar são os seguintes:

Evita doenças ósseas e fortalece os dentes

Por ser extremamente rico em cálcio, o leite pode evitar o risco do desenvolvimento de doenças como a osteoporose. Para os jovens, ele fortalece o desenvolvimento dos ossos e dos dentes, deixando-os mais fortes. Crianças que tem uma dieta pobre em cálcio, podem sofrer fraturas mais facilmente. O leite ainda protege o esmalte do dente contra a ação de substâncias ácidas.

Colabora para uma boa manutenção dos tecidos do organismo

A caseína, proteína presente no leite, é importante para a manutenção e crescimento dos tecidos do organismo. Ela ainda é uma excelente fonte de aminoácidos essenciais para o bom funcionamento de todo o corpo.

Aumenta a produção de energia

As vitaminas do Complexo B que estão presente no leite, tem um importante papel na produção de energia, além de aumentar a oxigenação das células e também a produção do sistema nervoso.

É bom para a pele

O leite é um alimento incrivelmente benéfico para a pele. Ele hidrata e também colabora para a produção de colágeno, que mantém a elasticidade da mesma.

Outros benefícios do leite para a saúde:

– Colabora para o crescimento e fortalecimento dos músculos
– Regula o funcionamento do sistema nervoso
– Ajuda a regular a pressão alta
– Colabora para evitar doenças como a anemia

Aqueles que são intolerantes à lactose, presente no leite de vaca, devem consultar um especialista para saber como substituir este alimento para não ficar com deficiência nas vitaminas e minerais presentes no leite. Em caso de dúvidas, consulte sempre o seu médico.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

3 Comentários