Quais alimentos devo lavar antes de comer


Quais alimentos devo lavar antes de comer? Já falamos aqui no site sobre os alimentos que você nunca deve lavar antes de preparar. Neste post explicaremos sobre os alimentos, frutas, legumes que devem ser sempre lavados antes de se preparar ou de comer.

Quais alimentos devo lavar antes de comer

Abacates, laranjas e outros alimentos com casca

Sempre lave alimentos com casca mesmoe que você vá remover a casca. Se você não lavar, quando descascar, vai passar as bactérias da casca para dentro do alimento, inclusive pesticidas e outros germes que possam estar presentes.

Frutas e vegetais

Não importa se você vai comer cru ou cozido, sempre lave frutas e vegetais embaixo da torneira. Não use sabão nem passe a esponja da cozinha! Se você não tem vinagre nem água sanitária própria para legumes não tem problema, apenas a água é suficiente para remover a maioria da sujeira. Passe papel toalha no final para secar o alimento.

Inclusive o melão e melancia! Sim, muitas pessoas acham que porque não vão comer a casca não precisa lavar, mas precisa sim. Bactérias nocivas como a salmonela e listeria sobrevivem na casca do melão. Se você cortar sem lavar, corre o risco da bactéria entrar na parte comestível da fruta e você comê-la. Passe escovinha para higienização de legumes embaixo da bica aberta. Depois seque com papel toalha.

Salsinha, majericão, coentro, hortelã, alface e outras folhas verdes

Eles também são vegetais mas é importante destacá-los pois são vendidos muito sujos. É preciso passar as folhas em bastante água corrente, depois seque com papel toalha e guarde na geladeira com papel toalha para não deixar ficarem úmidas.

Grãos integrais

Mesmo sabendo que vai cozinhar os grãos em água fervente para ficarem macios, é importante passá-los na água corrente antes, para remover o excesso de amido, sujeira e germes. Serve tanto para o arroz integral quanto quinoa, cevada e outros.

Quais alimentos devo lavar antes de comer
Quais alimentos devo lavar antes de comer?

Para a quinoa é ainda mais importante pois sua camada de revestimento natural contém saponina que dá um sabor amargo, lavando com água você diminui esse amargor.

Enlatados, garrafas e jarras

Você precisa lavar sempre as latas dos produtos enlatados que comprar, basta colocar embaixo da água corente.

Isso vale inclusive para refrigerantes e outras bebidas em lata, garrafas de água, de vinho, todos produtos que são embalados e armazenados em galpão antes de serem enviadas para os mercados. Além de ficar no depósito da indústria, também fica no depósito do mercado e passa por várias mãos diferentes.

Cogumelos

Os cogumelos são como esponjas e absorvem a sujeira conforme crescem. Limpe-os colocando em uma tigela com água, deixe eles flutuarem, agite a água para soltar a sujeira presa.

Para quem não quiser molhar o cogumelo, achar que muda a textura, passe escovinha nele seco mesmo, para remover o máximo de sujeira possível sem água.

Mariscos

Os mariscos devem ser lavados em água corrente abundante, depois de enxaguar bem coloque em uma panela com água fria e sal, deixe na geladeira por 30 minutos, mexa tudo depois enxágue em água corrente.

Não esqueça, claro, de lavar suas mãos antes, durante e depois do preparo de qualquer prato de comida.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.