Quando limpar as lentes de contato? Como limpar?


Quando limpar as lentes de contato e como limpar? Você sempre deve seguir o recomendado pelo oftamologista em relação ao uso e cuidados com as suas lentes de contato. A limpeza é a parte essencial nesses cuidados, pois qualquer sujeira ou detritos poderão estragar a lente e causar problemas nos olhos.

A limpeza da lente vai depender do tipo de lente que você usa, se forem as lentes descartáveis diárias não há necessidade de limpeza, pois serão descartadas após o uso no dia. É por isso que muitas pessoas preferem este tipo. Neste post explicaremos quando deve se feita a limpeza da lente, como limpar se não tiver a solução por perto e outras dicas.

Quando limpar as lentes de contato?

Como falamos anteriormente, o período correto de limpeza vai depender do tipo de lente, algumas delas você pode usar por longos períodos sem precisar lavar. Um exemplo são as lentes de contato gás permeáveis que podem ser utilizadas por 30 dias sem precisar limpar. Mas até estas lentes podem ser limpas a cada dois ou três dias com soluções oftamológicas próprias para lentes.

As soluções de lente foram criadas por cientistas com composição específica para limpeza e desinfecção, também ajudam a remover proteínas, possuem conservante, lubrificante e clareador. Nunca compre soluções baratas ou usadas, pois podem trazer riscos à sua saúde!

Limpando as lentes

Antes de passar a solução da lente lave bem as mãos com água e sabão, depois enxágue bem para remover todo sabão. Assim você irá garantir que sujeiras da própria mão não passe para as lentes. Sempre use as pinças emborrachadas para tirar e colocar a lente dentro do estojo, coloque a lente na palma da mão:

Qualquer pessoa pode usar lentes de contato?
Qualquer pessoa pode usar lentes de contato?
  • Aplique algumas gotas da solução na superfície interna e externa da lente, esfregue delicadamente com o dedo indicador por 10 a 15 segundos;
  • Enxágue bem com a solução de limpeza para remover resíduos que possam ter permanecido;
  • Coloque a lente no compartimento correto do estojo, encha com a solução de limpeza e feche a tampa (se for usar é só colocar nos olhos corretos ao invés do estojo).

Sempre faça o processo sentado e coloque uma toalha embaixo, pois ela pode escapar da palma da sua mão e cair no chão. Não faça muita força na limpeza pois você poderá rasgar trazendo problemas para sua visão no futuro. Tenha cuidado com as unhas pois elas podem ferir seus olhos no momento de colocar a lente, evite unhas grandes ao usar lentes.

A umidade é muito importante para as lentes pois elas podem encolher sem umidade e endurecer, ficando inutilizáveis.

Para lentes de contato cuja vida útil passar de um mês e meio, é importante usar solução de limpeza enzimática, pois elas ajudam a remover depósitos de cálcio e proteínas que soluções convencionais não removem.

Para outros cuidados siga corretamente o recomendado pelo seu oftamologista. Algumas lentes precisam de higiene especial com água oxigenada, peróxido de hidrogênio, nestes casos elas também precisam ser neutralizadas junto da limpeza.

Pode lavar com água, o que usar para limpar se não tiver a solução por perto?

Nunca, nunca lave com água corrente da bica pois ela contém bactérias perigosas e cloro que podem causar problemas na vista. Nem use a saliva para limpeza, pois você vai passar germes da boca para os olhos!

Se você não tiver como comprar a solução, somente em último caso pode usar para limpar:

  • Solução salina vendida em farmácia;
  • Água destilada salgada;
  • Colírio lubrificante ocular (que substitui as lágrimas dos olhos).

Mas lembre-se que isso é último caso, estes produtos não fazem a limpeza correta das lentes de contato.

Outros cuidados que se deve ter com as lentes de contato

  • Não durma com as lentes, a não ser que sejam próprias para isso;
  • Nunca empreste as lentes para outras pessoas;
  • Nunca ultrapasse o período de uso recomendado pela marca e oftamologista;
  • Não use lente danificada ou contaminada;
  • Sempre guarde as lentes no estojo quando não estiver usando e coloque solução até cobrí-las por completo.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.