Site do Governo para reclamação contra empresas
Teve problema com algum banco ou alguma loja? Pois saiba que existe um site do Governo para reclamação contra empresas. O Consumidor.gov.br é muito parecido com o Reclame Aqui, mas é vinculado ao Governo enquanto o Reclame Aqui é um site de terceiros. Neste site é possível abrir reclamação sobre os mais variados tipos de serviços como consórcios, financeiras, bares, editoras e outros. Abaixo explicaremos como se cadastrar e fazer uma reclamação.
Antes de abrir reclamação no site, entre em contato com a empresa para tentar resolver e anote todos protocolos. Se nada for resolvido faça a reclamação pelo site, será possível especificar os protocolos de contato que você guardou.
Reclamação contra empresas
Para se cadastrar é só clicar em “Cadastrar” no canto superior direito da página, abaixo do campo de login.
Será preciso preencher CPF, nome completo, endereço completo e telefone para contato (tem que ser verdadeiro pois a empresa poderá entrar em contato). Depois preencha email e crie uma senha (tem que digitá-la duas vezes), selecione o quadradinho “Eu concordo com os Termos de Uso do Consumidor” e clique em “Enviar”.
Depois que fizer login vai abrir o “Minha área”, que é a página onde ficam suas reclamações. É só clicar em “+ Nova Reclamação” do lado direito. Na página para relatar o problema digite o nome da empresa e aguarde, aparecerá a lista com as empresas para você selecionar a correta.
Após selecionar a empresa vão abrir as outras opções para você escolher de acordo com o que quer falar. Terão dois campos para você escrever especificando o problema, eles possuem modelos que você pode usar substituindo alguns campos pelos seus dados. Tenha atenção, no campo reclamação é no máximo 3 mil caracteres e no pedido à empresa é 1 mil caracteres.
É possível anexar documentos e outros detalhes importantes relativos à reclamação clicando em “+Adicionar arquivos” no final. A empresa tem 10 dias para responder, é só aguardar.
Empresas participantes e indicadores
Nem todas as empresas estão cadastradas no serviço, mas a maioria sim. Você pode verificar todas as empresas participantes nesta página oficial. Elas estão listadas pelo tipo de serviço prestado. Bancos, financeiras e operadoras de telefonia estão praticamente todas registradas no serviço.
O Consumidor.gov também permite verificar os indicadores como, por exemplo, as empresas que mais resolvem os problemas reclamados (índice de solução), quais as que respondem mais rápido, quais respondem etc. Basta entrar nesta página de indicadores.
Consumidor.gov resolve?
Se for uma empresa que costuma responder os clientes no serviço, então provavelmente seu caso será sim resolvido. Algumas empresas inclusive entram em contato por telefone, se for necessário.
Uma dica para quem quer reclamar sobre operadora de telefonia, banda larga ou televisão é também fazer reclamação pelo site da Anatel, pois a Anatel fica em cima da empresa para resolver.