Remédios que não devem ser tomados com leite


Existem remédios que não devem ser tomados com leite ou isso é um mito? Tem algum problema eu tomar o paracetamol com um copo de leite ao invés de água? Neste post explicaremos um pouco sobre medicamentos misturados com leite, se pode ocorrer alguma reação e quais remédios evitar tomar com leite.

Remédios que não devem ser tomados com leite

No caso do paracetamol não existem problemas de saúde relacionados ao consumo do medicamento com leite ao invés de água. O que se sabe é que ele não deve ser ingerido com bebida alcoólica como já falamos aqui no site.

O que se sabe é que os antibióticos como amoxicilina, ampicilina, cloranfenicol, tetraciclina e ciprofloxacina não devem ser ingeridos com leite ou com qualquer outros produto lácteos. Mas não quer dizer que o leite irá causar efeitos colaterais.

O que ocorre é que laticínios e derivados podem retardar ou impedir a absorção dos antibióticos. Isso ocorre pois o cálcio, zinco, ferro e magnésio presentes nesses alimentos se ligam aos antibióticos no estômago e no intestino delgado superior para formar um composto insolúvel que não é absorvido pelo corpo. O antibiótico acaba se tornando ineficaz e o processo de cura da doença leva mais tempo que o normal.

Remédios que não devem ser tomados com leite
Remédios que não devem ser tomados com leite

Mas mesmo assim não é preciso cortar o consumo de leite e derivados ao estar fazendo uso de antibióticos. Basta ingerir o antibiótico duas horas antes ou duas horas depois do leite.

Existem alguns antibióticos como o metronidazol em que alguns médicos recomendado ingerir com leite para evitar dores de estômago. Por isso é importante você conversar com seu médico para saber se o que está tomando pode ser ingerido com leite.

E o leite de soja?

No caso de leite de soja, acredita-se que ele reduz a absorção de medicamentos para tireóide. Mas ainda são necessários mais estudos para comprovar o encontrado. O principal é conversar com seu médico sobre qualquer alimento e bebida que esteja consumindo, ao fazer uso de medicamento para tireoide.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.