Review Teclado Royal Kludge RK71

Procurando um teclado mecânico sem fio que não custe um rim? Talvez o Royal Kludge RK71 pode ser uma boa opção. Principalmente se o usuário não tem problema com teclados compactos.

A primeira grande diferença que podemos notar no Royal Kludge é o tamanho. Por este modelo ter apenas 71 teclas, ele é bem menor que um teclado convencional e completo. Mas, esta “vantagem” significa que foram realizados alguns sacrifícios em função deste layout menor.

Royal Kludge RK71

Teclado Royal Kludge RK71
Royal Kludge RK71

Este modelo testado por nós é o modelo com RK71, que traz 71 teclas. Outro modelo muito popular no Brasil, é o RK61, que tem apenas 60% do tamanho de um teclado convencional. O teclado é construído basicamente de plástico e não temos como identificar qual a marca do switch, acredito que sejam fabricados pela própria Royal Kludge. Neste teste, estaremos utilizando um modelo que possui “blue switches” que são considerados um pouquinho mais barulhentos. E realmente são. Pode ter certeza que não é todo mundo que vai curtir. Mesmo assim, o usuário pode escolher comprar com blue, red ou brown switches.

Conteúdo da Caixa

Ao abrir a caixa, além do teclado em si, encontramos um extrator para keycaps e para switches, cabo USB tipo C usado para conectar o teclado ao computador e carregar a bateria e quatro switches reserva para caso algum apresente defeito, além de dois “pezinhos” para deixar o teclado mais alto e com melhor ergonomia para digitação.

Teclado Mecânico, extrator de keycaps, switches

Conexões

O usuário pode optar por conectar o teclado ao computador usando o cabo USB, adaptador Wireless ou então bluetooth. Por aqui só utilizamos o cabo para carregar o teclado, uma vez que não chegamos a jogar. Mas para quem joga, o ideal é utilizar o cabo para não correr o risco de observar uma certa latência.

Usabilidade

O teclado é bem confortável para digitar. O barulhinho característico do switch blue não incomoda tanto assim, mas é possível optar por switch brown ou red durante a compra. Fica a critério do cliente. Ou ainda, como ele é um teclado “hot swappable”, é possível customizá-lo conforme a sua preferência. Basta comprar um pacote de switches de outra cor e fazer a troca.

Teclado compacto pode não ser indicado para todos os usuários, ainda mais se ele não tiver o layout ABNT ou ABNT2.

teclado mecânico sem fio

O layout do teclado é o padrão US. Para quem usa o Windows, deve escolher a opção de layout “Estados Unidos (Internacional) para poder utilizar. Agora, o que pra mim foi um problema chato neste teclado com layout reduzido, foi a questão de acentuação.

Como o Royal Kludge RK71 possui menos teclas em relação ao modelo “completo”, para realizar uma série de funções, é necessário pressionar a tecla “Fn”. Isto não seria problema, pois já utilizo um teclado no padrão internacional (Logitech MX Keys), porém para fazer um simples “til”, eu preciso apertar três teclas diferentes (Fn, shift, esc e a letra que quero acentuar), visto que neste modelo, a tecla “Esc” tem três funções. Para quem precisa digitar rápido e várias palavras com acento, fica impraticável e atrasa muito o fluxo de trabalho.

Mas, se você não se importa, ou então só escreve em inglês, o teclado agrada bem. Do contrário, procure por um teclado mecânico com layout ABNT ou então um que traga mais teclas.

Royak Kludge RK71

Duração da bateria

Em meus testes, não deixei a luz das teclas ligada o tempo todo, mas na base, elas ficam acesas durante todo o tempo de uso. Em modo bluetooth, consegui utilizar o teclado (com uso intenso) por pouco mais de uma semana.

Royal Kludge

Conclusão

O Royal Kludge RK71 é um bom teclado mecânico, com custo acessível, ideal para quem curte modelos compactos e possibilidade de personalização. Apesar de ter sua construção toda em plástico, apresenta ter uma boa qualidade e o melhor, pode ser encontrado dentro de uma faixa de R$340 (para o modelo hot swappable). O que para um teclado mecânico, sem fio, está bem razoável.

Outra vantagem é a possibilidade de conectar mais de um aparelho (até três são possíveis) e escolher entre três modos de conexão: bluetooth, wireless e com cabo. Assim, dá para conectar o teclado ao computador, smartphone e tablet ao mesmo tempo, bastando só pressionar uma tecla para alternar entre os dispositivos.

Sendo assim, podemos até concluir que o Royal Kludge RK71 é um bom teclado, mas pode não atender a todos os usuários. Vai do gosto de cada um.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *