Como salvar conversas do WhatsApp no computador


Como salvar conversas do WhatsApp no computador e restaurar depois? No WhatsApp é possível fazer backup no Google Drive ou no iCloud, são backups na nuvem que facilitam a restauração das conversas. Mas se você não tiver atenção e não restaurar o backup no momento que instalar o WhatsApp em outro aparelho, poderá perder tudo se o backup for substituído por um novo backup limpo do novo aparelho. 

Neste post explicamos como fazer um backup manual das conversas enviando por email para poder visualizar tudo no computador e também explicamos como fazer backup do banco de dados do WhatsApp no Android para restaurar manualmente depois. Atenção, a opção de restauração de backup salvo no computador está disponível apenas para o Android, não é possível restaurar backup manualmente no iPhone.

Como salvar conversas do WhatsApp no computador enviando por email

A maneira mais prática de salvar apenas as conversas é enviando estas conversas por email. Não é um processo muito prático mas pelo menos todos os dados estarão salvos e poderão ser visualizados quando você quiser. Infelizmente estas conversas não podem ser restauradas para o WhatsApp, são para você deixar guardada de backup para serem lidas no computador, pois ficam salvas como arquivos de texto, imagens (jpg) e vídeos. Neste processo há um limite de 10.000 mensagens de cada vez.

Android

Abra o WhatsApp, toque na conversa que quer salvar. Depois toque no nome da pessoa ou do grupo.

Depois selecione “Enviar por email”. Vai abrir o menu perguntando se quer anexar mídia (áudio e vídeo) ou não, quem quiser salvar tudo da conversa tem que tocar em “Anexar mídia”. Lembrando que o arquivo ficará maior.

Escolha qual serviço quer utilizar para enviar o email. Ele irá adicionar todos os arquivos no email, dependendo da quantidade pode ser que seja criado um arquivo compactado (zip). Digite seu email (1) e clique em “Enviar” (2).

Aguarde um pouco para o email ser enviado, dependendo do tamanho pode demorar um pouquinho.

Pronto, depois é só abrir seu email para visualizar todos os arquivos da conversa. No Android os arquivos poderão ser compactados ou não.

salvar conversas do WhatsApp no computador

Arquivos de áudio são enviados em formato .opus ou .aac, os de vídeo em .mp4.

iOS

Para enviar a conversa por email no iPhone abra o WhatsApp. Deslize a conversa para esquerda e toque em “Mais”.

Selecione se quer exportar com as mídias (vídeo e áudio) ou não, quem quiser exportar tudo completo tem que selecionar “Anexar mídia”. Depois escolha o serviço de email que quer enviar.

Vai abrir o email já com a conversa anexada. É só digitar o email e depois clicar em “Enviar”. Aguarde o envio, pode demorar um pouquinho dependendo do tamanho da conversa. No iPhone a conversa é enviada compactada, todos os arquivos ficam dentro do arquivo .zip.

Salvar conversas do WhatsApp manualmente no Android para restaurar banco de dados

No Android é possível fazer backup manual do banco de dados completo usando gerenciador de arquivos. Você poderá restaurar este backup no novo dispositivo que colocar o WhatsApp. Este arquivo de backup não pode ser visualizado no computador como no caso das conversas enviadas por email, mas ele pode ser restaurado no novo aparelho, as conversas salvas por email não.

Primeiro gere um novo arquivo de backup no dispositivo, para garantir que ele estará atualizado. Abra o WhatsApp, toque no ícone de três bolinhas no canto superior direito e depois em “Configurações”.

Entre em “Conversas” e depois em “Backup de conversas”.

Toque em “Fazer backup”, sempre que tocar neste botão ele cria um backup local de todas as conversas. Não importa se o Google Drive está ativado ou não, o backup local será criado na memória do Android. O WhatsApp mantém backups locais dos últimos 7 dias no aparelho.

Agora você irá precisar do Gerenciador de Arquivos no Android, existem vários diferentes, atualmente um dos mais usados é o Gerenciador de Arquivos da Flashlight.

Abra o app Gerenciador de Arquivos no Android, toque em “Armazenamento principal” e entre na pasta do WhatsApp.

A pasta “Databases” traz todos os últimos backups locais criados pelo WhatsApp no dispositivo. Toque e segure o dedo em cima do backup mais recente (eles aparecem com a data que foram criados).

Toque no ícone de três bolinhas no canto inferior direito e escolha “Compartilhar”. Escolha para onde quer enviar seu banco de dados do WhatsApp, se não for muito grande você pode enviar por email, quem preferir pode enviar para Dropbox, Google Drive ou outro serviço de armazenamento.

Escolha o que preferir para guardar seu backup de conversas. Como falado anteriormente, não tem como visualizar estes arquivos no computador, mas você poderá restaurá-lo normalmente no WhatsApp depois.

Restaurando arquivo db.crypt12 em novo dispositivo ou dispositivo formatado

Para restaurar o arquivo de backup em um novo dispositivo ou no mesmo dispositivo caso tenha formato ele, é importante seguir as etapas abaixo na ordem correta.

  1. Instale o WhatsApp no dispositivo mas não abra-o!!! Só instale para ele criar a pasta WhatsApp.
  2. Depois faça download do arquivo de backup que salvou anteriormente no compartilhamento. Se você guardou enviando por email é só procurar o email e tocar no ícone de download para salvar no celular. Se estiver no Google Drive ou Dropbox, abra o app específico no celular e faça download do arquivo.

Abra o app Gerenciador de Arquivos no Android, toque na pasta “Download” para encontrar o arquivo db.crypt12 do WhatsApp. Toque e segure em cima do arquivo, depois toque em “Mover” no menu inferior.

Toque no ícone de três traços no canto superior esquerdo e entre em “Armazenamento principal”. Procure pela pasta do WhatsApp, entre nela e depois entre na pasta “Databases”. Quando estiver dentro de “Databases”, toque em “Colar” no menu inferior. O arquivo será salvo dentro da pasta “Databases” do WhatsApp, que é a pasta padrão de salvamento do aplicativo.

Agora você pode abrir o WhatsApp no Android. Verifique seu número de telefone. Quando terminar ele vai avisar que encontrou o arquivo de backup, toque em “Restaurar” e pronto, ele vai restaurar este arquivo que salvou dentro de Databases. Aguarde as mensagens serem restauradas.

Backup manual no iPhone?

De acordo com o WhatsApp uma maneira de fazer backup manual no iPhone é fazendo backup do aparelho no iTunes. Quando o backup total do aparelho é salvo no computador ele também salva todas suas conversas do WhatsApp. Depois para restaurar é só restaurar o backup do iPhone, lembrando que este processo restaura todo o iPhone.

OBS: De acordo com o WhatsApp, não é possível transferir mensagens do WhatsApp do Android para o do iPhone ou outros sistemas e vice-versa.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Não consigo abrir a conversa que mandei no e-mail, diz que está anexado mas não tem link ou outra pagina pra abrir. Preciso de ajuda. Obrigado!

    • Oi Vi
      Deve estar dando algum erro no WhatsApp ou no email, a conversa é muito grande? Se for, o melhor é fazer backup manual como explicado na segunda parte. Pode ser que ele não esteja conseguindo migrar tudo para o email.
      ABs