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Temperos que podem substituir o sal


O povo brasileiro é um dos que mais consome sal no mundo. O problema é que este consumo aumenta ano após ano devido ao seu uso errado na cozinha e durante as refeições. O saleiro que fica na mesa é realmente um perigo para a saúde, uma vez que o excesso de consumo de sal pode desencadear uma série de doenças. Por isso, hoje iremos dar algumas dicas de temperos que podem substituir o sal e consequentemente, melhorar a sua saúde.

Como substituir o sal usando temperos naturais

Antes de mais nada é importante deixar claro que o sal deve ser sim ser consumido diariamente, mas em quantidades moderadas. A Organização Mundial de Saúde recomenda o máximo de cinco gramas diárias. Isto inclui tanto o sal que você usa no preparo dos alimentos quanto o sódio presente nos alimentos industrializados.

Falando em alimentos industrializados, ao ler os rótulos de alguns que dá para entender o quanto eles podem fazer mal a saúde.

Preparar uma lasanha congelada pode ser bem mais fácil e prático do que preparar uma do zero em casa. Mas veja as informações nutricionais de uma das mais vendidas no país:

Substituir o sal

Como dá pra ver, apenas metade de uma unidade tem mais do que 1 grama de sódio. E olha que a metade nem é tanta coisa assim.

Além de causar doenças como a hipertensão arterial, o excesso de sódio no organismo também faz com que este retenha mais líquido, o que é um verdadeiro pesadelo para quem quer emagrecer.

Veja alguns temperos naturais que podem ser usados para substituir o sal

substituir o sal

Use temperos naturais para usar menos sal e deixar os alimentos menos nocivos para a saúde.

É importante usar os temperos que mais agradam o seu paladar. Quanto mais temperos naturais você adicionar na sua receita, menos sal será necessário. Alguns que pode experimentar são os seguintes:

Cebola, alho, salsa, cebolinha, manjericão, orégano, louro, tomilho, aipo, pimenta branca, pimenta rosa, pimenta preta, alecrim, açafrão, curry, páprica picante e doce, cominho, gengibre e muitos outros.

Você pode criar um mix com seus temperos favoritos e preparar uma boa quantidade de cada vez e deixar na geladeira para usar quando precisar. Também pode comprar a versão desidratada destes ingredientes e usar sempre que necessário.

Quando comprar a versão desidratada de temperos prontos, verifique sempre a lista de ingredientes. Veja se eles possuem sal, glutamato monossódico ou outro tipo de ingrediente diferente dos temperos. Marcas como a Mrs. Dash e o Pitada Natural são ótimas opções pois não contém nenhum sal na sua fórmula.

Aos poucos, com os novos hábitos você notará que substituir o sal no preparo dos alimentos trará mais sabor e sua chance de ter doenças causadas pelo consumo excessivo de sal serão bastante reduzidas.

Para diminuir ainda mais o consumo excessivo de sal, evite deixar saleiros na mesa e também diminua o consumo de produtos industrializados. Sabe aqueles caldos em cubinhos? São verdadeiras bombas de sal! Aprenda a preparar caldo de legumes, caldo do galinha e sinta a diferença no sabor.

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