Techie

Testar memória RAM do computador por problemas


Seu computador está instável? Tem desligado sozinho? Programas estão travando/congelando? Pode ser problema com a memória RAM. Pois saiba que você pode testar memória RAM do computador por problemas utilizando a ferramenta nativa do Windows, Diagnóstico de Memória do Windows. A ferramenta funciona escrevendo dados em cada setor da RAM do computador e depois lê as informações de volta. Se ela ler um valor diferente, quer dizer que a memória está com defeito.

Testar memória RAM do computador por problemas

Realizando o teste

Comece abrindo o Diagnóstico de Memória do Windows, para isso clique no botão iniciar (1), digite memória na busca (2) e clique em “Diagnóstico de Memória do Windows” (3).

Diagnóstico de Memória do Windows

Será preciso reiniciar o computador para realizar o teste, enquanto o teste estiver sendo executado você não poderá usar o computador. Feche todos os programas e salve o que estiver fazendo. Depois clique em “Reiniciar agora e verificar se há problemas”.

verificar se há problemas na memória

Assim que ele iniciar vai aparecer a tela azul do teste sendo realizado, ele pode demorar alguns minutos, é preciso aguardar. Enquanto é executado aparece a porcentagem do que já foi concluído. No campo “Status” você pode ver se ele encontrou algum problema ou não. Quem não quiser não precisa ficar aguardando o teste terminar, pode deixar o computador e fazer outras coisas, quando terminar é possível analisar o resultado.

testar memória RAM do computador

Testar memória RAM do computador

Ao terminar ele vai iniciar normalmente o Windows e aparecerá a mensagem na tela dizendo se algum erro foi encontrado ou não.

testar memória RAM do computador 2

Visualizando o resultado do teste

Em algumas versões do Windows aparece a tela com o resultado, se não aparecer no seu abra o Visualizador de Eventos. Clique com o botão direito do mouse no botão iniciar (1) e selecione “Visualizador de Eventos” (2).

visualizador de eventos do Windows

Do lado esquerdo entre em “Logs do Windows” (1) e depois clique em “Sistema” (2). No meio da janela vão aparecer todos os eventos do sistema. Para poder procurar pelo teste de memória clique em “Localizar” (3) do lado direito da tela, dentro do campo “Ações”.

testar memória RAM do computador 3

Digite MemoryDiagnostic dentro do campo “Localizar” e clique em “Localizar Próxima”.

testar memória RAM do computador 4

Ele vai encontrar o resultado do diagnóstico de memória. Quem proferir também pode ordenar por “Fonte” clicando na aba “Fonte” na parte de cima da tela do meio, assim todos os diagnósticos de memória aparecerão juntos. O resultado aparece na parte debaixo da janela, dentro do campo cinza.

testar memória RAM do computador 5

Se o resultado der algum erro é provável que algum dos pentes de memória RAM estejam com problema e precisará ser trocado. Erros também podem ocorrer quando a RAM não é compatível com a placa mãe.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário