Variedades

Como tirar Certidão de Naturalização Brasileira

A Naturalização é como uma pessoa adquire voluntariamente uma nacionalidade diferente da sua de origem. No Brasil temos seis tipos de naturalização mas para todas elas o processo de emissão de certidão é o mesmo. Esta certidão comprova se o estrangeiro se naturalizou brasileiro ou não. Veja agora como tirar Certidão de Naturalização brasileira tanto positiva quanto negativa.


tirar Certidão de Naturalização 1

Tirar Certidão de Naturalização Brasileira

Para tirar Certidão Positiva ou Negativa de Naturalização online basta acessar o site do Ministério da Justiça no link http://deest.mj.gov.br/ecertidao/abrirPesquisa/abrirEmissao.do. Abrirá a página abaixo, preencha os campos com calma para não errar. No campo “Nome” dentro de “Dados do requerido” é preciso colocar todas variações de nomes e sobrenomes do seu ascendente que aparecem nos seus documentos, clicando no botão “+” aparece um novo campo para um novo nome, adicione quantos forem necessários. Quando terminar de preencher é só clicar em “Emitir” no canto inferior direito para abrir a certidão.

tirar-certidao-de-naturalizacao (2)

Se for utilizar a certidão em algum processo, é preciso autenticá-la nesta mesma página para ser válida. Basta clicar em “Autenticar CNN” na parte superior da tela e seguir com o processo de autenticação da certidão que acabou de emitir.

Outra maneira de obter a certidão que ateste a naturalização é enviando email para naturalizacao@mj.gov.br. Eles iram pesquisar e identificar seu registro de naturalização e sua certidão será encaminhada para o endereço informado no sistema.

OBS.1: Não é cobrada nenhuma taxa para emissão da certidão de Naturalização. O documento é emitido pelo Departamento de Estrangeiros da Secretaria Nacional de Justiça. Todas decisões de naturalização são publicadas no Diário Oficial da União.

OBS.2: Se der algum erro para emitir a certidão pelo link no início do post tente por este http://www.justica.gov.br/seus-direitos/estrangeiros/certidoes-e-certificados.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

1 Comentário