Techie

Trocar entre dispositivos de áudio (Audio Switcher)

É muito chato quando colocamos o fone de ouvido no laptop (notebook) e o som não sai no fone. Temos que abrir as configurações de som do Windows (foto abaixo) para mudar o dispositivo de reprodução e assim o som sair no fone ao invés de sair na caixa de som do computador ou do monitor. Se isso acontece com você, então vai gostar de conhecer o Audio Switcher. Um programa open-source para Windows que permite trocar entre dispositivos de áudio rapidamente usando teclas de atalho ou clicando no ícone na bandeja do sistema.


Trocar entre dispositivos de áudio

Baixando e usando o programa

Comece fazendo download do Audio Switcher no site http://audioswit.ch/er . Desça um pouco na página, você pode fazer download em um dos locais listados dentro de “Verified download locations“. Quando terminar de baixar, extraia para uma pasta, não precisa de instalação, é só clicar em “AudioSwitcher.exe” para carregá-lo no sistema.

Será adicionado o ícone do programa na bandeja do sistema, do lado do relógio do Windows.

Trocar entre dispositivos de áudio do Windows

Ícone do Audio Switcher

Clicando com o mouse aparecem os dispositivos de áudio, os dispositivos de gravação e as preferências. Basta clicar no dispositivo de áudio que quer para mudar para ele, o que estiver ativado aparecerá com o símbolo de correto do lado esquerdo. Clique em “Open Preferences” para editar configurações do programa como, por exemplo, criar uma tecla de atalho para trocar entre os dispositivos mais rapidamente.

Trocar entre dispositivos de áudio

Trocar entre dispositivos de áudio com AudioSwitcher

Criando atalhos para os dispositivos

Dentro das configurações, na primeira aba “Playback“, é possível ver uma lista dos dispositivos de áudio instalados no sistema. No meu caso tenho o laptop com fone de ouvido e o monitor. Clique com o botão direito do mouse em cima do dispositivo que quer ativar/desativar com o programa e selecione “Set Hot Key“.

Trocar entre dispositivos de áudio do Windows 2

Criando atalho no Audio Switcher

No menu que abre quando você clica com o botão direito do mouse também é possível colocar dispositivo como padrão (Default Device), colocar ele como padrão para comunicação (Default Communications Device), como dispositivo de inicialização (Startup Device) ou ainda como favorito (Favourite Device) para troca rápida.

Ao clicar em “Set Hot Key” abrirá uma janelinha para você selecionar as teclas que vão ativar o dispositivo em questão. Clique em cima de “None” e aperte a tecla que quiser no teclado (tem que ser uma que não esteja sendo usada como atalho por algum outro programa). Por exemplo, no meu usei Ctrl + 0.

Trocar entre dispositivos de áudio do Windows 3

Repita o processo para o outro dispositivo ou os outros dispositivos que tiver, escolhendo atalhos diferentes para cada um. Depois você poderá mudar de um para outro apertando as teclas escolhidas.

Editando as configurações

Na aba “Settings” (Configurações) você pode selecionar algumas opções como “Fechar para bandeja” (Close to Tray), “Iniciar com o Windows” (Start when Windows starts), “Iniciar minimizado” (Start minimized), “Desabilitar atalhos” (Disable hot keys), “Habilitar modo mudança rápida” (Enable quick switch mode) etc.

Trocar entre dispositivos de áudio do Windows 4

Configurações do Audio Switcher

Ao habilitar o modo mudança rápida você poderá trocar entre os dispositivos rapidamente clicando com o botão esquerdo do mouse no ícone na bandeja do sistema.

Na aba “Hotkeys” é possível visualizar os atalhos criados, apagar tudo (Clear all), excluir algum específico (x), editar atalho (lápis) ou adicionar um novo (+).

Trocar entre dispositivos de áudio do Windows 5

Visualizando os atalhos do programa

Audio Switcher é compatível com todas versões do Windows até Windows 8, mas estou usando no Windows 10 perfeitamente bem. É um ótimo programa que cumpre o que promete, facilita bastante a mudança entre dispositivos de áudio no Windows.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

1 Comentário

  1. Bryan Menezes disse:

    Ótimo. Muito obrigado pela dica e tutorial.