Tudo sobre o fermento

Quase sempre usamos fermento para fazer bolos, massas, pães etc. Mas você sabe por que várias receitas pedem o uso de fermento? Tem ideia do que é o fermento? Por que será que a massa cresce quando colocamos o fermento na mistura? Qual a função do fermento nos alimentos? Por que é preciso adicionar o fermento por último na receita? Não tem nem idéia? Saiba tudo sobre o fermento agora e tire suas dúvidas mais comuns.

Tudo sobre o fermento

Do que é feito o fermento?

Existem dois tipos de fermento, o fermento biológico e o fermento químico.

O fermento biológico é composto por microorganismos vivos, fungos, chamados de leveduras (Saccharomyces cerevisiae). Essas leveduras irão se reproduzir quando em contato com a temperatura da massa e com o açúcar, que elas utilizam para alimento e reprodução.

Já o fermento químico é constituído de bicarbonato de sódio (NaHCO3) e ácidos orgânicos. Estes, quando em contato com a unidade, irão reagir à temperatura de 50ºC a 60ºC.

Tudo sobre o fermento
Tudo sobre o fermento – Do que é feito? Qual função?

Qual a função do fermento?

Como todos sabem, o fermento irá fazer a massa crescer e ficar mais fofa.

Por que a massa cresce quando em contato com o fermento?

Como vimos na primeira pergunta, o fermento, tanto biológico quanto químico, irá reagir. O biológico, ao reagir, libera álcool e gás carbônico (processo chamado de fermentação ou levedação). Esse gás produzido irá fazer a massa crescer, o álcool dará mais sabor e aroma.

No caso do fermento químico não ocorre fermentação, o que irá ocorrer é uma reação química do bicarbonato de sódio com o aumento da temperatura. Ele irá se transformar em gás carbônico e água. Esse gás carbônico que irá aumentar o volume da massa. Quando todo o bicarbonato reagir, a reação acaba.

Porque colocamos fermento por último numa receita (mistura)?

Para o fermento não começar a reagir antes da hora.

Em algumas receitas você tem que colocar primeiro os ingredientes secos e depois colocar o líquido, isso é feito para o fermento não reagir antes do final da mistura. Outras pedem para misturar levemente até que todos os ingredientes estejam umedecidos, para diminuir a saída de gás da massa. Pois se você misturar por muito tempo, a reação com o fermento irá terminar e as bolhas irão sair da massa, consequentemente, a massa não irá aumentar de volume.

Por que algumas receitas pedem para colocar fermento e bicarbonato de sódio?

Pois o bicarbonato irá aumentar a liberação de gás carbônico, fazendo a massa ficar maior e mais fofa. Mas, atenção! Esse procedimento não serve para todos os tipos de massas.

Tem mais alguma curiosidade sobre o fermento? Compartilhe pelos comentários.

8 Comentários

  1. O fermento biológico é composto por microorganismos vivos, fungos, chamados de leveduras (Saccharomyces cerevisiae). Essas leveduras irão se reproduzir quando em contato com a temperatura da massa e com o açúcar, que elas utilizam para alimento e reprodução.

    Já o fermento químico é constituído de bicarbonato de sódio (NaHCO3) e ácidos orgânicos. Estes, quando em contato com a humidade, irão reagir à temperatura de 50ºC a 60ºC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *