Vinagre nunca estraga, verdade ou mito?


Vinagre nunca estraga, isso é verdade ou é mais um mito espalhado pela web? Como saber se um vinagre está ruim para ser usado? Ele precisa ficar em temperatura ambiente ou deve ficar na geladeira? Falaremos mais sobre a validade do vinagre neste post.

Vinagre nunca estraga

A verdade é que o vinagre tem uma data de validade indefinida, ou seja, ele praticamente não estraga nunca. O que pode acontecer nos vinagres antigos é formar sedimentos no fundo da garrafa, nestes casos é só agitar ou filtrar, o que você preferir, e usar o vinagre.

Uma coisa importante de você saber é que, com os anos, o vinagre vai perdendo sua acidez e o sabor pode mudar um pouco. Isto acontece naturalmente, devido a absorção das moléculas de água do ar que acaba diluindo o vinagre ou então devido à decomposição do ácido acético com o passar dos anos.

Vinagre nunca estraga, verdade ou mito?
Vinagre nunca estraga, verdade ou mito? Qual a validade?

Este vinagre de anos guardado deverá estar bom para usar em comidas e limpeza. Mas não é recomendado utilizá-lo para fazer picles ou conservar com vinagre, devido justamente à queda da acidez, a queda da potência do ácido acético.

Se notar cheiro estranho ou se não tiver gosto ácido nenhum, jogue fora.

Como guardar o vinagre?

O vinagre não precisa ficar na geladeira, ele pode ficar em temperatura ambiente e tem que ser mantido fechado. De preferência local fresco e escuro, longe da luz do sol e do calor. Se ficar em potes abertos, perderá sua acidez mais rapidamente, portanto deixe bem fechado após abrir.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.