Adicionar Livros no Kobo com Calibre



Para quem não conhece, o Calibre é um programa grátis para gerenciar livros digitais compatível com Windows, Mac e Linux. Possuo um Kobo e só uso o Calibre para enviar meus livros para o dispositivo e ainda converter de PDF para ePUB. Além de enviar e converter, com ele você poderá adicionar imagem para capa (caso o livro não tenha) e ainda organizar tudo colocando nome de autor, título, coleção etc. Confira agora como adicionar livros no Kobo com Calibre, a mesma dica serve para o Kindle e iPad.

A primeira coisa a fazer é baixar o Calibre no site oficial:

http://calibre-ebook.com/download

Instale o programa normalmente, como faz com outros programas.

Abra o Calibre e, em seguida, conecte o Kobo no computador usando o cabo USB que veio com o dispositivo. Quando o computador for detectado pelo Kobo aparecerá a mensagem “Você gostaria de conectar seu eReader ao seu computador para gerenciar arquivos?” clique em “Conectar.”

Adicionar Livros no Kobo com Calibre

Aguarde o Calibre identificar o Kobo. Quando identificar aparecerá escrito na barra inferior “Conectado ao Kobo Mini” e o botão “Dispositivo” no menu superior ficará clicável.

Adicionar Livros no Kobo com Calibre 2

Para adicionar livros na biblioteca do Calibre você pode clicar em “Adicionar livros” no menu superior (1) ou ainda clicar e arrastar o livro direto para tela da biblioteca do Calibre (2).

Adicionar Livros no Kobo com Calibre 3

Seus livros aparecerão na lista da biblioteca Calibre.

Agora você pode editar informações do livro bastando clicar com o botão direito em cima do mesmo, escolher “Editar metadados” e, em seguida, “Editar metadados individualmente”. Se for uma coleção, é possível editar em lote.

Adicionar Livros no Kobo com Calibre 4

Edite tudo que quiser, é possível colocar nome do autor, título do livro, editora, entre outras coisas. Quando terminar clique em “Ok”.

Publicidade Relacionada



Adicionar Livros no Kobo com Calibre 5

Para converter o livro para ePUB ou MOBI, basta clicar com o botão direito em cima do livro, selecionar “Converter livros” e, em seguida, “Converter livros individualmente”.

Adicionar Livros no Kobo com Calibre 6

Na coluna da esquerda clique em “Configurações Página”. Em “Formato de saída” no canto superior direito, selecione “EPUB” ou o formato que preferir para seu dispositivo. Em “Perfil de Saída” selecione “Kobo Reader” ou o seu dispositivo, essa opção é para o Calibre converter o livro para o layout da tela do seu dispositivo, mudando margem e tamanho da tela. Quando terminar clique em “Ok”.

Adicionar Livros no Kobo com Calibre 7

Aguarde a conversão do livro para o formato que escolheu. Clicando em “Tarefas”, no lado direito do menu inferior, você pode acompanhar o progresso da conversão, o tempo varia de acordo com o tamanho do livro.

Quando terminar de converter pode enviar o livro para o Kobo. Para isso clique com o botão direito do mouse em cima do livro, selecione “Enviar para dispositivo”, em seguida “Enviar formato específico para” e clique em “Memória Principal”.

Adicionar Livros no Kobo com Calibre 8

Selecione o formato que quer enviar para o Kobo clicando em cima (vai ficar azul), quando terminar clique em “Ok”.

Adicionar Livros no Kobo com Calibre 9

Aparecerá o símbolo de positivo verde quando o livro for enviado com sucesso para o Kobo.

Adicionar Livros no Kobo com Calibre 10

Pronto, se você clicar em “Dispositivo” no menu superior poderá ver os livros que estão no Kobo.

Quando acabar lembre-se de ejetar o Kobo antes de desconectar o cabo USB., para não causar problema no dispositivo.

OBS: Se enviar muitos livros para o Kobo de uma vez só, pode demorar um pouquinho para aparecerem todos, é preciso aguardar um pouco.





Clique aqui para cadastrar seu e-mail e receber as novidades do site por e-mail grátis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

#Kindle#Livros Online

Comentários

  1. Renata Borges - 13/11/2014 @ 7:52 am

    Obrigada. Com o auxílio da página tudo ficou fácil e bem simples!

    • RainyDays - 13/11/2014 @ 10:03 am

      De nada Renata!
      Abs

  2. Cristiano - 28/09/2014 @ 5:53 pm

    Após transferir meus livros, via calibre, para o Kobo Glo os e-books não marcam a página onde parei a leitura. Quando abro o e-book ele avança 10 páginas ou mais de onde parei. Alguém sabe o que fazer para consertar isso!!!

  3. Priscila - 22/08/2014 @ 3:04 pm

    Eu estava com o mesmo problema no Kobo Glo. Fiz o procedimento sugerido, logout da conta, e depois disso funcionou direitinho. Os livros que eu havia enviado pelo Calibre apareceram.

    Muito obrigada pelas dicas!!

  4. Priscilla - 23/07/2014 @ 12:03 am

    Acabei de comprar um kobo aura pra estudar, porque muitos cursos vêm em pdf e, pelo que pesquisei, ele é un dos poucos que lê esse formato. O problema é que preciso marcar alguns trecho e inserir notas, mas não estou conseguindo fazer isso nos textos em pdf. Essa é u.a limitação do kobo ou eu não estou sabendo fazer? Se eu converter os arquivos de pdf para epub, usando o calibre, esse problema será resolvido?
    estou precisando muito de ajuda!!! Obrigada!

    • RainyDays - 23/07/2014 @ 12:04 pm

      Oi Priscilla

      Eu tenho o Kindle e o Kobo Mini e os dois lêem PDF. A limitação do Kindle é justamente essa, como o PDF não é o formato padrão, as anotações e outras funções que aparecem no formato .mobi/.azw, não ficam ativas para o PDF.
      Pelo que vi em um vídeo no YouTube, o mesmo acontece para o Kobo Aura, a função de “Anotação” e algumas outras não ficam ativas para PDF. O vídeo é esse:
      http://youtu.be/wkWVaPw3Fgs

      Acredito que o formato que dá para fazer as anotações é o EPUB, igual ao do meu Kobo Mini. Você poderia formatar o ebook para EPUB, o próprio Calibre faz isso. Mas não sei se a formatação ficará perfeita.

      Abs

      • Priscilla - 23/07/2014 @ 6:40 pm

        Eles deveriam deixar essas limitações bem claras na descrição do produto… ter que converter todo o material será bem trabalhoso, mas… só não me decepcionei com o produto porque ele realmente é apaixonante!
        Obrigada pela ajuda!

        • RainyDays - 23/07/2014 @ 9:22 pm

          É verdade Priscilla, concordo com você. Nem no site oficial tem informações sobre isso, o mesmo acontece para o Kindle. Eles deveriam explicar que essas funcionalidades só estão disponíveis para o formato principal do dispositivo.
          De nada!
          Abs

  5. Joao Paulo Lopes Tito - 08/06/2014 @ 8:18 pm

    No meu Kobo Glo acontece a mesma coisa… consigo enviar os livros epub para a memória principal do aparelho, e o software envia normalmente. Eles aparecem na aba “dispositivo” também, normalmente. Mas quando ligo o aparelho, não existem livros na biblioteca.

    • RainyDays - 09/06/2014 @ 12:59 pm

      Oi João

      Você esperou um tempo para os livros aparecerem? Se estiver jogando muitos livros ao mesmo tempo, pode dar problema para o Kobo reconhecer os epubs. Tente jogar apenas um e ver se vai aparecer.
      Quando você desconecta o Kobo Glo do computador, aparece a tela de processando? Se não aparecer a tela de processando (livros), aguarde o Kobo voltar para a tela Home e desligue-o. Deixe um tempinho desligado e ligue-o novamente. Isso pode fazer ele reconhecer os livros mais rápido.

      Se não adiantar, tente desconectar da sua conta entrando em “Configurações” e “Conta” depois “Sair” (ATENÇÃO, vai apagar tudo!). Isso deve resetar o banco de dados como se fosse reset para configurações de fábrica, mas sem mexer no firmware.

      Se nada disso adiantar, talvez seja preciso fazer o reset para configurações de fábrica.

      Abs

  6. Fabiana Almeida - 26/05/2014 @ 8:12 pm

    Boa noite Rainy,
    é o mesmo procedimento no Ubuntu? Pra conectar o Kobo tem que instalar algum programa no meu Ubuntu?
    Obrigada!!

    • RainyDays - 26/05/2014 @ 9:48 pm

      Oi Fabiana

      Não tenho certeza, mas o Calibre tem versão para Linux, pode ser que você consiga enviar os livros por ele.

      Outra maneira é colocar o livro epub direto na memória do Kobo, mas não sei se no Linux dá para fazer assim.

      Abs

  7. amanda - 09/05/2014 @ 1:32 pm

    tentei fazer como vc ensinou e da a seguinte mensagem: versão de dados do kobo não suportada. o que devo fazer to desesperada

    • RainyDays - 09/05/2014 @ 3:39 pm

      Oi Amanda

      Tentou fazer atualização do Kobo? Conecte no wifi, clique no botão de três traços no canto superior direito e clique no botão para sincronizar (as setas redondas), ao lado de “Última sync:”. Ele irá verificar se tem algum livro para sincronizar e vai buscar as atualizações que estiverem disponíveis para seu dispositivo.
      Se não conseguir como explicado acima, nesta página tem também explicando como atualizar pelo Kobo Desktop:
      http://www.kobo.com/help/pt-BR/article/805/como-atualizar-o-ereader-kobo

      Pode ser que depois de atualizar, o Calibre consiga sincronizar com ele.
      Abs

  8. Kamilla - 09/03/2014 @ 5:06 pm

    O Meu calibre não reconhece o meu Kobo Glo e de forma alguma consigo passar arquivos da minha biblioteca particular para o meu Kobo. Já tentei com o Calibre, com o Adobe Digital, até mesmo o Sendtokobo.com, mas esse ficava travando meu kobo quando mandei mais de um livro pra conta. Fora que ele não funciona o wi-fi direito. Nunca pega “força” suficiente para atualizar e etc.

    É sempre assim? Ou o meu veio com defeito de fábrica??? Pq eu comprei, justamente pela facilidade de encontrar epubs pela web…

    • RainyDays - 10/03/2014 @ 12:21 pm

      Oi Kamilla

      Esquisito isso, pois o Kobo Glo também é compatível com o Calibre. Ele tem alguns conflitos sim como, por exemplo, não poder enviar muitos livros ao mesmo tempo. Mas conecta normalmente com o Calibre.

      Quando conecta no computador você está apertando o botão conectar na tela do Kobo?

      Não é normal ele não reconhecer não, nem ficar travando quando envia livros. Tentou no computador de outra pessoa? Às vezes está dando algum conflito no seu.

      Talvez também seja preciso atualizar o firmware do Kobo Glo, no site oficial tem explicando como faz:
      http://kobo.intelliresponse.com/br

      Abs

      • Lucianna - 31/05/2014 @ 3:55 pm

        O meu Kobo Glo também não reconhece nenhum livro que eu enviei pelo calibre.

        • RainyDays - 31/05/2014 @ 4:23 pm

          Oi Lucianna

          Tente fazer o seguinte. Com o Kobo conectado ao Calibre, clique na setinha para baixo do lado direito de “Preferências” e selecione “Mudar o comportamente do Calibre”. Dentro de “Avançado” clique em “Extras”. Na janela que abrir clique em “Obter informações para configurar o dispositivo definido pelo usuário”. Depois é só seguir o que aparecer na tela. Acredito que depois disso os livros devem aparecer normalmente no seu Kobo Glo.

          Abs

  9. Celina - 28/02/2014 @ 8:41 pm

    Vocês salvaram meu dia! Eu acabei de comprar um Kobo, falei com os caras do suporte da própria Kobo e eles disseram que epub convertido não funciona mesmo e ponto final! Insisti nas buscas pela internet, e quando ia desistir encontrei essa página. Eu já usava o Calibre, mas nunca ia imaginar que ele pudesse ser a solução dos meus problemas. Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento com quem não tem todo esse knowhow, e de forma simples.

    • RainyDays - 28/02/2014 @ 10:41 pm

      De nada Celina! Que bom que pudemos ajudar.
      Abs

  10. Jardel - 28/02/2014 @ 1:18 am

    Mesmo depois desses passos o livro que eu mando para o meu KOBO não aparece na minha biblioteca, o que eu faço?????

    • RainyDays - 28/02/2014 @ 2:33 pm

      Oi Jardel
      Era para estarem aparecendo, você clicou em “Dispositivo” no menu do Calibre e os livros estão aparecendo nele? Se não estiverem, é por que não foi enviado corretamente.
      Abs

      • Luiz Bento - 11/05/2014 @ 9:24 pm

        Oi,

        Respondo pelo Jardel.

        Segui os passos descritos na página e os arquivos epubs e pdfs aparecem quando clico em “Device” no Calibre, mas não aparecem na biblioteca do Kobo Glo.

        Você tem alguma ideia do que pode estar acontecendo ou como posso solucioná-lo?

        Muito obrigado.

        • Luiz Bento - 11/05/2014 @ 10:03 pm

          Avisando que depois de mais algumas tentativas acabou funcionando….

          Obrigado pela página!!
          Abs

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>