Como Conservar Alimentos por 6 Meses (Congelar)





Técnica para Guardar Alimentos por 6 Meses Congelados

A técnica usada para conservar alimentos por até 6 meses é chamada de branqueamento, o que você irá fazer é dar um choque térmico no alimento, o que irá preservar seus nutrientes.

Coloque uma panela com água para ferver e outra com água e gelo (para dar o choque térmico).

Primeiro você deve lavar bem as frutas e depois cortar. Para não deixar as frutas ficarem escuras, você pode pingar limão por cima delas, ou então adicionar limão na panela com água fervente. Vá colocando as frutas na água fervendo (não desligue o fogo) com uma escumadeira, a água deve cobrir completamente a fruta. Deixe a maçã por 3 minutos e a pêra por 1,5 ou 2 minutos.

Depois tire a fruta da água quente e coloque rapidamente na panela com água gelada e gelo, o tempo que a fruta tem que ficar na água gelada é o mesmo que na água quente.

Publicidade Relacionada



Quando terminar, deixe escorrer ou seque com toalha de papel. Quando estiverem secas, coloque num saco plástico tirando o máximo de ar de dentro da saca. Dê um nó ou amarre com aquele araminho de pão.

Faça essa técnica de choque térmico somente com frutas de cosistência firme (pêra e maçã), frutas macias não podem pois desmancham (mamãe, banana etc). Elas podem ficar guardadas por até 3 meses no freezer.

O tempo de outros alimentos na água quente (na água fria é praticamente o mesmo tempo, ou até você ver que está gelado):

  • Couve-flor – 3 minutos
  • Ervilha – 1 minuto e meio (1,5)
  • Vagem – 2 minutos
  • Cenoura – 3 minutos
  • Brocólis – 3 minutos
  • Batata – 2 minutos
  • Batata Baroa – 3 minutos

Para os legumes: você deve secá-los e levar ao freezer para congelar antes de embalar. Assim que ficarem como pedra de gelo, coloque dentro de um saco plástico tirando o máximo de ar como com as frutas, feche e guarde no congelador.

Lembre-se que conservar os alimentos congelados mantém muito mais os nutrientes do que deixá-los na fruteira, por exemplo.






Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>