Como tirar Título de Eleitor, primeira e segunda via
Como tirar Título de Eleitor, primeira e segunda via? No Brasil quem completa 16 anos tem que tirar o Título de Eleitor, é obrigatório. É ele que temos que apresentar quando formos votar em eleições governamentais, e o voto é obrigatório entre 18 e 70 anos. Quem não tem Título de Eleitor não pode fazer matrícula em faculdades públicas, tirar ou renovar passaporte, solicitar empréstimos, tomar posse em cargos públicos etc.
A seguir explicamos como emitir o título de eleitor quando estiver tirando pela primeira vez e como pedir a segunda via. Aproveite para conferir também como tirar o Título digital, para ter o documento no seu celular.
Como tirar Título de Eleitor pela primeira vez
Você pode tirar a primeira via do Título de Eleitor pelo site Título Net, é um pré-atendimento eleitoral. Basta acessar o site http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/pre-atendimento-eleitoral-titulo-net. Desça na página e clique em “Iniciar requerimento”.
Preencha o campo “Título de Eleitor” com “Não Tenho” e depois digite seus dados pessoais (4) na parte debaixo. É importante que estes dados sejam escritos exatamente como aparecem em seu documento de identificação, senão vai dar erro. Quando concluir o preenchimento, digite os caracteres que aparecem na figura ou selecione “Não sou robô” e clique em “Confirmar”.
Depois compareça a um cartório eleitoral próximo da sua casa para confirmar a inscrição. Não esqueça de levar seu documento de identificação (RG, certidão de nascimento ou casamento) e um comprovante de residência recente (conta de luz, água, gás ou bancária). No caso dos homens entre 18 e 45 anos, é preciso levar também o comprovante de quitação militar.
Se a pessoa não comparecer ao cartório eleitoral, a solicitação será automaticamente cancelada!
Quem não tiver computador para agilizar o atendimento, pode tirar comparecendo diretamente no cartório eleitoral da sua cidade, portando os mesmos documentos citados acima.
Depois você poderá acompanhar o andamento da solicitação entrando na mesma página indicada acima e clicando em “Acompanhar requerimento”.
Como emitir segunda via do Título
Para tirar a segunda via do Título de Eleitor você também pode usar o site Título Net para agilizar o atendimento no cartório. Acesse o mesmo site indicado acima http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/pre-atendimento-eleitoral-titulo-net. Clique em “Iniciar requerimento”.
No campo “Título de Eleitor” escolha “Tenho e sei o número” (1), se tiver o número do Título anotado. Se não tiver o número escolha “Tenho mais não sei o número” (3). Em seguida preencha os campos exatamente como constam no cadastro eleitoral (4). Quando terminar digite os caracteres que aparecem na figura ou selecione “Não sou robô” e clique em “Confirmar”.
Depois da solicitação completa, compareça à uma Zona Eleitoral para finalizar a solicitação portando documento de identificação. Documentos que podem ser usados são RG, carteira de trabalho, carteira de habilitação ete.
Caso a solicitação seja feita na Zona Eleitoral onde fez inscrição pode ser que o documento seja entregue na mesma hora. Se for em outra Zona, será preciso esperar 30 dias para receber a segunda via.
É importante lembrar que é preciso estar quite com a situação eleitoral para conseguir solicitar segunda via. Se tiver pendência, será preciso pagar as multas e resolvê-las, antes de solicitar a nova via do Título de Eleitor.
Se estiver com dúvidas ou quiser mais informações, entre em contato com o Tribunal Superior Eleitoral da sua cidade. Todos os telefones estão especificados nesta página.