O que verificar antes de comprar iPhone usado
Como o iPhone é um aparelho caríssimo no Brasil, muitas pessoas têm optado por comprar aparelho usado. Mas é preciso saber o que verificar antes de comprar iPhone usado, para ter certeza que está comprando um aparelho que não é falsificado ou que não tenha sido roubado.
O que verificar antes de comprar iPhone usado
Verificar IMEI do aparelho
O IMEI aparece na carcaça do iPhone 6 plus ou inferior. No iPhone 6s ou superior a Apple removeu esta informação. Se estiver comprando iPhone 6 plus ou inferior verifique se o IMEI está escrito na parte de trás, se não estiver é por que trocaram a carcaça, isso significa que o aparelho pode ter sofrido um acidente e destruiu a parte externa, ou seja, a parte interna pode conter defeitos graves.
Compare com o IMEI que aparece no sistema. Entre em “Ajustes”, em seguida “Geral” e clique em “Sobre”. Desça na tela até ver IMEI.
Se a carcaça foi trocada, você pode conversar com o vendedor e pedir desconto, uma vez que não tem como saber se tudo está ok no interior do dispositivo.
No caso do iPhone 3G, iPhone 3GS, iPhone 4 e iPhone 4s o IMEI vem escrito na bandeja do cartão SIM. Você também pode saber se houve alguma adulteração comparando com a informação no sistema.
Verificar bloqueio de ativação
Outra coisa importante para verificar é o bloqueio de ativação. Antes era possível verificar se iPhone estava com Bloqueio de Ativação pelo site https://www.icloud.com/activationlock. Mas parece que a Apple desativou o site.
Agora para saber se o dispositivo está bloqueado é preciso ligar o aparelho, se ele solicitar código para abrir é porque a pessoa não realizou o procedimento de formatação do aparelho e você não conseguirá usá-lo com sua conta da Apple. Confira mais detalhes no nosso outro post saber se iPhone é roubado.
Caso esteja bloqueado você irá precisar do ID Apple e senha do antigo dono, se tiver como falar com a pessoa pode comprar o aparelho, mas se você não souber quem foi o dono anterior, não compre! Você não poderá configurar o iCloud com seus dados.
Verificar se IMEI está em lista negra
Verifique se o IMEI foi colocado na lista negra das operadoras, essa lista foi criada para colocar o IMEI de todos os aparelhos roubados, se estiver na lista negra de alguma operadora você não conseguirá usar o chip, não importa qual operadora esteja usando. Para verificar acesse https://www.consultaaparelhoimpedido.com.br e clique em “Consultar IMEI”.
Digite o IMEI e os caracteres que aparecem na figura, depois clique em “Consultar”.
Se o IMEI não estiver registrado na blacklist das operadoras vai aparecer o escrito “Nada cadastrado na base”. Você pode comprar o iPhone que não terá problema para usar um chip de operadora.
Mas se aparecer o escrito que o dispositivo está impedido é por que consta na lista negra, você não poderá ativar chip da operadora nele.
Verificar garantia do iPhone
É possível também verificar se o dispositivo ainda está na garantia. Para isso acesse https://checkcoverage.apple.com/br/pt/.
Digite o número de série do aparelho, ele aparece escrito na parte de trás da carcaça (iPhone 6 plus ou inferior) ou dentro de “Ajustes” > “Sobre” na mesma tela do IMEI (todos modelos).
Se abrir a página seguinte é porque o aparelho é autêntico. Esta tela mostra se o aparelho ainda está na garantia e verifica a data de compra do mesmo.
Ao ter certeza que tudo está correto, aproveite para formatar o aparelho para configurações de fábrica e deixá-lo como se tivesse acabado de comprar na loja. Para isso acesse “Ajustes”, entre em “Geral”, desça na tela e clique em “Redefinir”. Dentro de “Redefinir” selecione “Apagar Conteúdo e Ajustes”.
Depois é só aguardar e o aparelho estará preparado para você configurá-lo como quiser.