Os mais importantes benefícios de uma alimentação saudável


Para um bom funcionamento do organismo, todos os seres vivos necessitam de uma alimentação equilibrada, se alimentar é um ponto fundamental da nossa sobrevivência e qualidade de vida.

Além de uma qualidade de vida melhor, uma boa alimentação traz inúmeros benefícios para a saúde, como o controle do peso, melhora na memória, aumento do rendimento no ambiente de trabalho e a concentração, além de fortalecer nosso sistema imunológico e aumentar nossa resistência imunológica.

Muitos pensam que se alimentar bem é comer menos, mas isso é um mito da indústria da moda que tenta ditar as regras e determinar um padrão de beleza. O correto é comer com qualidade e quantidade certa, para nutrir o corpo e não se privar, perder peso de forma correta também envolve uma alimentação equilibrada e não uma restrição alimentar grande e muito déficit calórico, pois isso pode gerar desnutrição e outros fatores prejudiciais à saúde.

Benefícios de uma alimentação saudável

Na teoria o principal nutriente é o carboidrato, mas esse nutriente pode ser conseguido não apenas em pães e massas como a maioria das pessoas acha. O melhor é sempre optar por carboidratos saudáveis, como os de vegetais crus por exemplo e alguns grãos como o arroz. 

Logo em seguida temos as proteínas, que são encontradas nos alimentos de origem animal, mas a gordura animal não é boa pra saúde, pois pode ocasionar colesterol ruim. Então é sempre uma boa pedida optar por gorduras liquidas como o azeite, e com isso você pode também transformar sua dieta e ingerir menos gorduras, existem maquinas hoje que fritam os alimentos apenas com o calor, como por exemplo a Air Fryer.

Também é muito importante saber que cada alimento tem o seu valor de nutrientes, e outros componentes, como as frutas acumulam água e muitos sais minerais como o ferro, que auxilia na oxigenação do organismo e aumenta o desempenho das funções cerebrais, além de fornecerem calorias, fibras e muitos outros nutrientes que previnem muitas doenças em todo o corpo.

Alguns benefícios além da prevenção de doenças também existem, como por exemplo o retardo no envelhecimento, que aliando uma alimentação saudável a exercícios se estende e muito e expectativa de vida.

Também acontece um equilíbrio emocional no nosso corpo, liberando hormônios equilibrados no organismo e ajudando no combate de obesidade e até diabetes, bem como outros diversos fatores que afetam nossa qualidade de vida.

E se você tem dores corporais, saiba que isso pode estar diretamente associado à sua alimentação, dores nas costas, pernas e desconfortos musculares podem causar indisposição e existem alimentos que previnem esse desgaste muscular e auxiliam na regeneração proporcionando um efeito anti-inflamatório.

Os benefícios de uma boa alimentação não param por aí, ela promove uma melhora no humor e contribui para controlar o hormônio do estresse assim você irá manter a sua mente tranquila e livre de estresse e preocupações. E de bônus ainda tem um aumento na energia que elimina além do mau humor, a insônia, a obesidade e o cansaço.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.