Como bloquear ligações de telemarketing

Precisa bloquear ligações de telemarketing? O telemarketing pode ser uma ferramenta eficiente para que as empresas promovam seus produtos e serviços, mas, em simultâneo, pode se tornar inconveniente e irritante para os consumidores que recebem milhares de ligações indesejadas por dia, muitas vezes nas piores horas possíveis.

Felizmente, a Anatel vem criando medidas que visam combater o abuso dos anunciantes. Inclusive, criou um site, o “Não Me Perturbe”, que permite bloquear ligações de operadoras, anunciantes e instituições bancárias.

Ainda em 2019, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), permite que os consumidores cadastrem seus números de telefone para bloquear estas ligações indesejadas. Empresas que continuarem insistindo em realizar ligações para números cadastrados estarão sujeitas a multas que podem chegar até 10 milhões de reais.

Como bloquear ligações de telemarketing

Como fazer para bloquear ligações de telemarketing através do cadastro no “Não Me Perturbe”

Para bloquear ligações de telemarketing, faça o cadastro dos números no “Não Me Perturbe”. Faça o seguinte:

  1. Acesse o site “Não Me Perturbe” e clique em “Quero me cadastrar”;
  2. Informe nome, sobrenome, número do CPF e clique em “Prosseguir”;
  3. Na próxima janela, informe um e-mail válido, confirme o e-mail e clique novamente em “Prosseguir”;
  4. Crie uma senha e não se esqueça de marcar a opção “Não sou um robô”, antes de clicar novamente em “Prosseguir”;
  5. Digite o código de verificação enviado para o e-mail cadastrado;
  6. Faça o login com os dados no site e clique em “Enviar”;
  7. Após fazer o login, clique em “Novo Bloqueio”, que fica no canto superior direito da tela. Informe em seguida o número que deseja bloquear ligações de telemarketing. Informe também as empresas das quais não deseja receber contatos telefônicos;
  8. Você irá receber um código via SMS, informe este código e prossiga;
  9. Em seguida será emitido um comprovante com sua solicitação.

As empresas têm até 30 dias para confirmar o bloqueio das ligações. Então, dentro deste prazo, talvez seja possível receber algum tipo de telemarketing destas empresas.

Caso mude de ideia, poderá remover o número do cadastro sem problemas. Também é válido informar que, este cadastro atinge apenas o telemarketing das empresas. Caso algum banco ou prestadora esteja na lista, caso o assunto seja do seu interesse, você receberá a ligação normalmente.

Bloqueio de ligações de telemarketing – Por Estado

Veja mais sobre como bloquear ligações de telemarketing em alguns estados:

Infelizmente, o Não Me Perturbe não bloqueia chamadas de spam. Neste caso, é aconselhável utilizar a própria ferramenta do celular para bloquear números ou então um aplicativo como o Truecaller ou Whoscall, por exemplo. Após o período de 30 dias, caso ainda continue recebendo ligações de uma das empresas listadas para bloqueio, acesse a aba “Reclamação” que fica dentro do site “Não Me Perturbe”.

O telemarketing é uma prática invasiva, que incomoda bastante, mas felizmente existem opções para bloquear estes inconvenientes.