Variedades

Como fazer kefir de leite

Kefir de leite ou ‘quefir’ de leite é um leite fermentado probiótica que é produzido pela ação de microorganismos (cadeia de bactérias e leveduras) presentes nos grãos de kefir. Sua consistência é similar a do iogurte mas um pouco mais fino, algumas pessoas o consideram como um iogurte para beber. Fala-se que foi preparado acidentalmente pelo povo das montanhas do Cáucaso séculos atrás. Seu nome vem de ‘keif’ que em eslavo significa bem-estar. Os microorganismos presentes nos grãos de kefir variam com a forma com que foram preparados. Mas como fazer kefir de leite em casa? Tem alguma técnica específica? Quais benefícios do kefir? Saiba mais abaixo.


Como fazer kefir de leite

Produtos e utensílios necessários

  • Grão de kefir
  • Leite integral de vaca ou leite de cabra (ou outra alternativa especificada abaixo)
  • Recipiente de vidro (utilize um recipiente que fique 2/3 cheio, para sobrar espaço para a mistura respirar)
  • Papel toalha ou filtro de café
  • Peneira
  • Elástico

Para preparar kefir de leite você irá precisar dos grãos de kefir. É possível comprá-los em lojas de produtos naturais ou até mesmo em lojas online. Depois que comprar você pode guardar um pouco em um pote que ele irá se reproduzir sozinho e você não precisará mais comprar. Se quiser que ele se reproduza é importante deixá-los respirar senão morrem, para isso coloque no pote e cubra com filtro de café, não tampe o pote! Quem não quiser que se reproduza pode armazenar congelando.

O aconselhável é utilizar leite integral de vaca ou leite de cabra (para quem é intolerante à lactose). Também podem ser utilizados iogurte, leite de coco ou até água.

Quem quiser pode utilizar creme de leite junto do leite para deixar a textura mais consistente.

Fazendo o kefir de leite

O recomendado para obter o sabor padrão do kefir é utilizar uma colher de sopa de grãos de kefir para cada meio litro de leite (ou água). Mas você pode adicionar mais ou menos grãos, vai depender do seu gosto, vá testando pois o sabor modifica dependendo da quantidade de grãos.

Adicione a colher de grão no pote de vidro e, em seguida, os 500 mL de leite. Tem que ser um pote de, pelo menos, 1 litro pois os grãos vão dobrar de tamanho e poderá vazar. Cubra o pote com o papel toalha ou filtro de café ou gaze ou pano e prenda com o elástico. Deixe em temperatura ambiente. O processo de fermentação ocorre mais rápido em temperaturas mais quentes, na geladeira por exemplo, o processo praticamente pára.

Deixe fermentando por, pelo menos, seis a oito horas. Quanto mais tempo deixar mais sabor ele terá, mais encorpado ele vai ficar e mais ácido. Normalmente as pessoas deixam de 12 a 24 horas. Não deixe mais do que 48 horas pois poderá matar os grãos de kefir!

Peneire o conteúdo no final para separar os grãos do líquido. Você pode guardar estes grãos no pote em que ficavam guardados anteriormente, pois poderão ser reutilizados para fazer novo kefir de leite.

O leite de kefir pode ser consumido como leite comum com café, como iogurte com frutas, cereais ou o que preferir.

Como fazer kefir de leite

Como fazer kefir de leite

Informações importantes

Agora que aprendeu a como fazer kefir é importante saber o tempo de validade. Você poderá guardar o kefir de leite por até 3 dias na geladeira!

Se no processo separar o soro do leite não tem problema, é só misturar tudo e coar depois. Isto pode acontecer.

Não é necessário lavar os grãos para armazená-los novamente, somente em casos em que eles não estiverem mais tão efetivos na fermentação. Se for necessário lavar utilize sempre água filtrada.

Se sua cultura de kefir estiver crescendo sem parar no pote de vidro, guarde-os na geladeira para parar o processo. Mas só guarde-os na geladeira depois de 3 a 4 semanas que ficarem cultivando.

Não coloque as mãos no kefir pois pode contaminar a levedura! Utilize colher de plástico ou vidro, pois outros utensílios podem contaminar. Se estiver com mau cheiro não consuma! Ele fica ácido parecido com coalhada, mas não possui cheiro ruim.

Quais benefícios do kefir? Ele emagrece?

Além de ser saboroso o kefir traz vários benefícios para saúde.

Ele reduz acidez estomacal combatendo gastrite (principalmente a causada pela bactéria Helicobacter pylori). Além disso combate inflamações intestinais, diminui prisão de ventro pois as bactérias melhoram a digestão e aceleram o processo de digestão.

Como é um alimento de baixa calorias pode ser consumido uma vez por dia para ajudar quem quer emagrecer, podendo substituir o leite ou iogurte. Ele ainda regenera e equilibra a flora intestinal melhorando absorção de nutrientes, o que protege contra infecções causadas por organismos no instestino.

Por conter cálcio também é um aliado no combate a osteoporose e problemas articulares.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

1 Comentário