Saúde e Beleza

Como tomar vacina para dengue


Em 2016, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a distribuição da vacina para dengue em todo o país.

Ao contrário de outras vacinas como a do sarampo, a vacina para dengue não possui 100% de eficácia. Acredita-se que este percentual esteja em torno de 66%, mesmo assim, já se diminuem as chances de contrair a doença, inclusive na forma mais grave.

O que é a dengue?

A dengue é uma doença causada por vírus que é transmitido através da picada do mosquito Aedes Aegypti. O mosquito aparece principalmente em lugares quentes que tenham pontos de água limpa e parada. Todos os anos, mais de 100 milhões de pessoas são infectadas com a doença no mundo todo.

Por isso, a melhor maneira de prevenir a doença é evitando pontos que podem virar criadouro de mosquitos. Deve-se evitar deixar água em pratinhos de plantas, verificar se existem potes, garrafas, pneus, etc em quintais que podem acumular água. Existe até uma campanha do Governo do Estado do Rio de Janeiro (um dos estados que mais sofrem com a doença) para conscientizar as pessoas que apenas 10 minutos podem fazer toda a diferença no combate ao mosquito. Leia mais sobre a campanha “10 minutos salvam vidas”.

A dengue é uma doença teoricamente simples de ser tratada, mas em alguns casos, pode evoluir para dengue hemorrágica e até levar a óbito. Por isso, todo cuidado é fundamental. Veja quais remédios não devem ser tomados em caso de dengue.

Como tomar vacina para dengue

Como tomar vacina para dengue

Vacina é indicada para pessoas entre 9 e 45 anos

Antes de mais nada, vale dizer que a vacina só protege contra a dengue. Ela não protege das outras doenças que são transmitidas pelo mesmo mosquito como a Zika e a chikungunya. Saiba mais sobre a diferença entre dengue, zika e chikungunya.

A vacina para dengue é indicada para pessoas entre 9 e 45 anos. A mesma é aplicada em três doses, com intervalo de seis meses entre cada uma. Ela já começa a produzir efeito logo após a primeira dose.

Quem já teve dengue pode tomar a vacina? Ela possui efeitos colaterais?

Quem já teve a doença e está dentro do grupo alvo, ou seja, possui idade entre 9 e 45 anos, pode tomar a vacina normalmente. Já as grávidas não devem tomar a mesma. A vacina para dentre é contraindicada para gestantes e para mulheres que estão em processo de amamentação.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!