Segue os ou seguem os, qual o correto?

Segue os ou seguem os, qual o correto? Devo escrever seguem relatórios ou segue os relatórios? Seguem anexos ou segue anexos? O idioma português está sempre nos deixando com dúvidas. Neste post explicamos quando você deve utilizar o verbo SEGUIR no plural (seguem os ou seguem as), e quando ele não deve ser utilizado.


O correto é escrever “Segue os ou Seguem os”?

É importante destacar que tanto a palavra “segue” quanto “seguem” existem e estão corretas. São duas formas de conjugação do verbo seguir. A forma “segue” é o verbo seguir conjugado na terceira pessoa do singular, e “seguem” é o verbo seguir conjugado na terceira pessoa do plural.

O verbo SEGUIR irá acompanhar o sujeito quanto ao número. Isso quer dizer que quando o sujeito estiver no singular, o verbo SEGUIR também deve estar; quando o sujeito estiver no plural, o verbo também deverá estar.

Portanto o correto é:

  • Seguem os relatórios solicitados.
  • Segue o relatório solicitado.
  • Seguem anexos os arquivos solicitados.
  • Segue anexo o arquivo solicitado.
  • Segue anexa a planilha com os dados.
  • Seguem anexas as planilhas com os dados.
  • Seguem abaixo informações importantes.
  • Segue abaixo informação importante.

Este caso passa a ser simples, se você lembrar que o verbo deve concordar com o sujeito quanto ao número. Ou seja, sempre que o sujeito estiver no plural, ele também estará no plural.

Segue os ou seguem os, qual o correto?
Qual maneira correta de escrever o verbo SEGUIR em certas situações?

Existe ainda a frase “Seguem os autos” ou “Segue os autos”, que muitas pessoas confundem. Nesta situação você deve escrever “Seguem os autos”, assim como “Seguem embargos da declaração”, pois sempre que o sujeito estiver no plural, o verbo tem que estar no plural. Nestas duas opções os sujeitos são “autos” e “embargos”, respectivamente.

Aproveite para conferir também como escreve de segunda a sexta, com crase? Vão ver ou irão ver? Nos manter ou nos mantermos?



0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.