Variedades

O que serve como comprovante de renda

Ao precisar abrir conta em banco ou solicitar um empréstimo, muitos perguntam o que serve como comprovante de renda. Geralmente para realizar qualquer operação financeira, você precisará deste documento. Nós já mostramos quais documentos podem ser usados como comprovante de residência e agora veja o que poderá ser usado para comprovar renda.


Qual documento que serve como comprovante de renda?

Se você precisa comprovar renda para alguma transação, veja quais os documentos que podem ser apresentados para comprovação salarial:

– DECORE (Declaração comprobatória de Percepção de Rendimentos): É um documento muito usado por profissionais liberais (autônomos como médicos, advogados, vendedores, prestadores de serviço em geral) que serve como comprovante de renda. O DECORE deve ser emitido por um contador, mediantes documentos fornecidos pelo trabalhador como declaração de imposto de renda, recibos, extratos bancários e outros. Somente contadores habilitados podem emitir o documento. O selo DHP deve estar afixado ou impresso no documento.

O que serve como comprovante de renda

O que serve como comprovante de renda

– Contracheque (Holerite): É o famoso extrato de pagamento de salário. Nele vem todas as informações sobre vencimentos e descontos do trabalhador. Ele sozinho já funciona como comprovante de renda.

– Declaração de Imposto de Renda: Por constar todos os rendimentos do trabalhador durante um ano, a declaração de imposto de renda pode ser considerada um comprovante. Porém, nem todas as instituições financeiras a aceitam como comprovação de renda.

– Carteira de Trabalho (CTPS): Algumas instituições ainda aceitam a carteira de trabalho como comprovante de renda. Porém, não é sempre que o valor do salário é atualizado na carteira. Neste caso, você deverá apresentar outros documentos que comprovem os seus rendimentos.

– Extrato Bancário: Também pode ser aceito como comprovação de renda. Porém o interessado deve sempre apresentar os últimos três extratos mais atuais com a movimentação financeira e extratos de cadernetas de poupança não valem como comprovação de renda. A conta também deve ter sido aberta há pelo menos um ano.

O comprovante de renda é um documento importante na hora de analisar o crédito de uma pessoa. Todos os dados apresentados pelo interessado serão analisados e confirmados pelos credores, por isso jamais altere ou falsifique documentos. Ao fornecer informações falsas, corre-se o risco até de prisão.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

7 Comentários