Como guardar o inhame fresco


Comprou muito inhame na feira ou no mercado e gostaria de saber como guardar o inhame fresco? Sabia que não se deve guadar o inhame na geladeira? É isso mesmo, ele pode ficar com o interior duro e com gosto ruim. Neste post explicaremos maneiras de manter o inhame bom por mais tempo.

Como guardar o inhame fresco

Se o seu inhame estiver cru, ele pode ser mantido em temperatura ambiente, tem que ser um local escuro e seco para evitar mofo. Assim ele irá durar até uma semana sem ficar ruim. Se você mora em local mais frio, abaixo de 12°C, ele pode durar quase um mês fora da geladeira.

Como falamos no início do post, não é recomendado colocar inhame na geladeira, mas se onde você mora for muito quente, guarde na geladeira dentro de um saco plástico. Temperaturas muito altas podem fazer o inhame estragar mais rápido.

Como guardar o inhame fresco para não estragar
Como guardar o inhame fresco para evitar que estrague

Caso o inhame cru tenha sido descascado e fatiado mas ainda está cru, coloque dentro de pote com água na geladeira. Mas atenção, ele só dura um dia assim!

Se ele já foi cozido nunca deixe na temperatura ambiente pois é um alimento perecível, que pode propagar bactérias. Guarde na geladeira em pote hermético, ele vai durar uns cinco dias sem estragar.

Você vai saber que o inhame não está bom para comer se estiver perdendo cor e ficando macio, molenga. Também costuma escurecer com o tempo.

O inhame cru fica ruim congelado?

Não é bom congelar o inhame cru pois sua consistência muda, ficando estranho para comer quando descongelado. O recomendado é congelar cozido, portanto cozinhe o inhame até que fique macio.

Se estiver cozido inteiro, embale um por um em papel alumínio e coloque dentro do pote hermético no freezer.

Outra opção é cortá-lo em fatias ou fazer purê, nestes casos é recomendado pingar algumas gotas de suco de limão para não escurecer. Guarde em recipiente hermético no freezer, ele vai durar uns dez meses.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.