Saúde e Beleza

Menstruação Atrasada: O que pode ser?

Se tem uma coisa capaz de deixar as mulheres em pânico é justamente a menstruação atrasada. Um turbilhão de coisas passa pela cabeça e o primeiro pensamento que vem é: estou grávida.


Só que nem sempre o atraso na menstruação significa gravidez. Este atraso pode ser sinal de alguma doença mais grave ou então pode estar sendo causada somente por algum problema psicológico, uma situação mais simples de se resolver.

O que pode ser a menstruação atrasada?

O que pode ser menstruação atrasada

Veja abaixo alguns dos motivos que podem levar a um atraso na menstruação:

Doenças ou infecções

Qualquer doença ou infecção que atinja o seu organismo, pode causar um atraso na menstruação. Gripes, viroses, cistites, amigdalites ou até infecções mais simples podem desregular o ciclo menstrual da mulher. O atraso também pode ser causado por conta de efeitos colaterais de medicamentos mais “pesados” como corticoides, antidepressivos, remédios para quimioterapia e até medicamentos para hipertensão.

Gravidez

É o principal sintoma de gravidez. Muito antes de você começar a sentir enjoos ou notar aumento nos seios, a menstruação é interrompida. Para quem vive uma vida sexual ativa, fazer um teste de farmácia pode ajudar a tirar esta dúvida. Mas o exame de laboratório é sempre o mais indicado.

Distúrbios alimentares

Pessoas que sofrem com distúrbios alimentares, como a bulimia, a anorexia ou são adeptas de dietas radicais, estão sujeitas a sofrer com a menstruação atrasada. Isto acontece pois o corpo perde a capacidade de produzir estrogênio, um hormônio feminino que colabora para a ovulação.

Síndrome dos Ovários Policísticos

Mulheres que sofrem com a síndrome dos ovários policísticos estão sempre sujeitas a ciclos irregulares. Isto acontece por conta do excesso na produção de androgênios.

Excesso de peso corporal

Mulheres que estão com o peso corporal acima do indicado estão mais propensas a ter a menstruação atrasada. O ciclo pode atrasar por conta do aumento da produção de estrogênio que acaba inibindo a liberação do óvulo.

Atividade física em excesso

Atletas de ponta, que tem um gasto calórico elevado, treinos muito intensos e baixo percentual de gordura, podem sofrer com alterações no ciclo menstrual.

Menopausa

Dependendo da idade da mulher, a falta de menstruação pode ser sinal da menopausa. O período geralmente chega para mulheres entre os 45 e 55 anos.

Amenorreia

A amenorreia pode ser causada por uma série de problemas. Mulheres que não menstruam há mais de três meses seguidos, devem procurar um ginecologista para orientação. Em alguns casos, pode existir uma doença que esteja impedindo a mulher de ovular regularmente.

Estresse e ansiedade

Sem dúvida estes são dois fatores capazes de mexer com todo o organismo de uma pessoa, causando inclusive atrasos na menstruação. Este turbilhão de emoções influem diretamente na produção hormonal. Veja como amenizar os sintomas da ansiedade.

Outros fatores que podem influir para menstruação atrasada seriam:

– Primeira menstruação (menarca) muito recente
– Pausa no uso da pílula anticoncepcional
– Erros de cálculo no controle do ciclo
– Mudanças recentes e bruscas no peso corporal
– Problemas na tireóide
– Amamentação

Independente do caso, se você está com dúvidas sobre menstruação atrasada, deve sempre procurar o seu ginecologista de confiança. Ele irá solicitar os exames necessários e indicar o tratamento indicado para o seu problema.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!