Por que minha barriga faz tanto barulho?

Por que minha barriga faz tanto barulho? Se você já comeu feijão provavelmente já escutou sua barriga fazendo barulho mesmo após comer. Não é um barulho de ronco de fome, pois se acabou de comer não poderá estar com fome. Estes barulhos são causados por gases e pela motilidade intestinal, que são os movimentos autônomos do intestino. Mesmo quando estamos comendo, nosso intestino está se movimentando. Se você tiver comida no intestino, ela irá abafar o som, mas quando tiver só ar se movimentando, você irá escutar apenas seu barulho como se tivesse água passando por um cano, e às vezes pode ser bem alto! Veja agora alguns motivos para a barriga de algumas pessoas fazerem mais barulho que outras. Será que pode ser verme?

Por que minha barriga faz tanto barulho

Existem alguns motivos para você sentir o barulho na sua barriga:

  1. Algumas pessoas são mais sensitivas ou conseguem perceber com mais detalhes o que está acontecendo dentro do corpo, por isso ela consegue escutar o barulho ou sentir.
  2. Algumas pessoas têm mais gases que outras por engolir ar e nem perceber. Se você costuma comer rápido demais ou conversar enquanto come, pode estar aumentando a entrada de ar no esôfago e estômago, causando arrotos, inchaços e barulhos. Se este for seu caso, coma mais devagar e não fique conversando enquanto come.
  3. Alguns alimentos podem causar ruído intestinal, como os adoçantes artificiais, pois contêm álcoois de açúcar que são difíceis de serem absorvidos pelo intestino, e a frutose, que também não é de fácil absorção.
  4. A intolerância à lactose também pode causar barulhos devido à má absorção pelo intestino, pois a enzima lactase está ausente, então as bactérias fazem a quebra e liberam gás.

Os barulhos na barriga são normais e desconfortáveis, além de pegar mal se estiver silêncio no local, mas eles são comuns para todas as pessoas. É importante lembrar que em alguns casos o barulho pode indicar problemas sérios se a pessoa também estiver com enjoo e náusea. Neste caso é importante procurar o médico.

Por que minha barriga faz tanto barulho
Por que minha barriga faz tanto barulho – Foto: GettyImages

Barulho na barriga pode ser verme?

Se você tem tido muitos gases e não tem comido alimentos que fazem parte do FODMAP (feijões, frutas, bebidas com gás, produtos integrais, brócolis etc), então pode ser que eles sejam causados por vermes. Mas é importante lembrar que não são só vermes que podem causar gases. Úlceras sangrantes, alergia a comidas, infecções que levam à inflamação ou diarreia, uso de laxantes, sangramento do trato digestivo e doenças inflamatórias intestinal como a doença de Crohn.

O barulho de água é normal?

O barulho de água é justamente o barulho dos gases passando pelo intestino sem a comida. Por isso escutamos o som mais alto, pois é só o ar passando, exatamente como uma tubulação de água.

Como diminuir o barulho da barriga?

É importante lembrar que o barulho na barriga é normal! Mas se estiver se sentindo mal devido ao barulho tem algumas coisas que você pode fazer para aliviar:

  1. Beba água – é importante beber água durante o dia, ela vai ajudar a esconder um pouco do barulho. Não beba muita quantidade de uma vez só, pois pode piorar o barulho.
  2. Coma alguma coisa (se não tiver comido nada) – o alimento no estômago pode ajudar a abafar o barulho.
  3. Mastigue devagar – comendo e mastigando mais devagar pode ajudar a diminuir o barulho se este for causado pela entrada de ar que você engole enquanto come.
  4. Diminua a quantidade de açúcar, álcool e comidas ácidas – estes tipos de alimentos ativam o barulho da barriga.
  5. Evite alimentos que causem gases – FODMAP (especificado no tópico anterior).
  6. Verifique se tem intolerância a algum alimento
  7. Faça exercícios físicos, eles ajudam a liberar os gases

Quando procurar o médico

Se os barulhos da barriga estiverem acompanhados de algum dos sintomas abaixo, procure seu médico:

  • gases em excesso;
  • náusea;
  • febre;
  • Diarreia frequente (mais de dois dias);
  • vômitos;
  • constipação;
  • fezes com sangue;
  • perda de peso;
  • azia que não melhora com remédios comuns;
  • sensação de inchaço (cheio).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *