Saúde e Beleza

Quantas gotas de adoçante para uma xícara de café

Quantas gotas de adoçante para uma xícara de café? Muitas pessoas que estão fazendo dieta ou são diabéticas e precisam cortar o açúcar tomando adoçante não têm idéia da quantidade de adoçante que deve usar para adoçar suas bebidas. Vamos explicar um pouco como você deve usar o adoçante, a maneira correta de usar adoçante para adoçar café, suco, leite ou qualquer outra bebida e a quantidade segura para consumir por dia.


É importante lembrar que o adoçante só deve ser utilizado por recomendação médica, uma vez que já está provado que ele não dá saciedade, ou seja, não satisfaz a necessidade de glicose pois o cérebro não interpreta a ingestão como a de um doce. Podendo ser prejudicial para quem quer perder peso.

Quantas gotas de adoçante para uma xícara de café

Quantidade diária recomendada em mg por peso

O mais importante neste caso é saber quantas gotas você pode tomar por dia. O comitê de especialistas em aditivos alimentares da Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o Índice Aceitável de Edulcorantes (IDA). Este índice é expressado em miligrama por quilograma de peso corporal:

  • Acessulfame-K – 15 mg/kg (poder adoçante 200 vezes maior que açúcar)
  • Aspartame – 40 mg/kg (poder adoçante 200 vezes maior que açúcar)
  • Ciclamato – 11 mg/kg (poder adoçante 50 vezes maior que açúcar)
  • Stevia – 4 mg/kg (poder adoçante 200-400 vezes maior que açúcar)
  • Sacarina – 5 mg/kg (poder adoçante 200-700 vezes maior que açúcar)
  • Sucralose – 15 mg/kg (poder adoçante 600 vezes maior que açúcar)

Estas são as quantidades seguras para se tomar mas nem por isso quer dizer que você deve tomar isto tudo, pois a quantidade é muito alta! Esta é uma recomendação para soma de todos produtos dietéticos que come no dia e mostra o nível toxicológico, acima destes valores o adoçante passa a ser tóxico. Quanto menos tomar melhor.

Por exemplo, um adulto de 60 Kg pode consumir 2.400 mg de aspartame por dia. Isto dá 60 sachês de aspartame ou 460 gotas ou 4,5 litros de refrigerante diet ou zero (que tenha aspartame)! Valores absurdos.

Quantas gotas de adoçante para uma xícara de café

Quantas gotas de adoçante para uma xícara de café

Quantidade diária recomendada de gotas ou sachê por dia

Normalmente 5 gotas de adoçante equivalem a 1 colher de chá de açúcar. Um sachê equivale a 2 colheres de chá de açúcar. No caso da Stevia apenas 2 gotas já equivalem a 1 colher de chá de açúcar.

Os nutricionistas e médicos costumam recomendar no máximo 10 gotas de adoçante por dia, você escolhendo como quer dividir estas gotas. Se for sachê usar no máximo 4 a 6 pacotes por dia. Também é recomendável que você modifique o adoçante de tempos em tempos, pois o paladar acaba se acostumando e você vai achar que não está adoçando mais.

E então? Quantas gotas de adoçante para uma xícara de café?

Não tem como especificar a quantidade de adoçante que você deve colocar em uma xícara de café, nem em um copo de suco ou em um litro de suco de fruta. As quantidades de gotas vão variar de pessoa para pessoa. O recomendado é que você adicione gota por gota e vá provando, tentando sempre não ultrapassar a quantidade de gotas diárias recomendadas por médicos e nutricionistas.

No caso dos sucos de frutas o ideal é nem colocar adoçante, somente se for suco azedo tipo de limão. Sempre respeitando a quantidade diária recomendada.

Lembre-se sempre, quanto menos adoçante melhor!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!