Fazer backup do WhatsApp no Google Drive


Como fazer backup do WhatsApp no Google Drive? O WhatsApp é um dos aplicativos de comunicação instantânea mais usado atualmente, ele conseguiu fazer as pessoas esquecerem de torpedos/SMS. Se você também costuma usar muito o WhatsApp e não quer perder todas suas conversas caso ocorra algum problema com seu aparelho, então é importante ativar o recurso.

Com o backup ativado suas conversas ficarão salvas na nuvem. Caso precise trocar de aparelho você não perderá nada e poderá restaurar tudo rapidamente no novo aparelho.

Fazer backup do WhatsApp no Google Drive

Pré-requisitos para fazer backup na nuvem

Para poder realizar o backup na nuvem você precisa ter uma conta do Google sincronizada no celular, verifique entrando em “Configurações > Contas > Google”. Verifique também se tem a última versão do “Google Play Services” instalado entrando em Configurações > Aplicativos > Google Play Services.

É importante ter espaço disponível para o backup no dispositivo e espaço livre no Google Drive.

Realizando backup do WhatsApp no Google Drive

Abra o aplicativo, clique no botão de três bolinhas no canto superior direito e selecione “Configurações”.

Entre em “Conversas” e depois em “Backup de conversas”.

Desça na tela, dentro do campo “Configurações do Google Drive” clique em “Fazer backup para o Google Drive”. Selecione de quanto em quanto tempo quer realizar o backup. Se não quer perder nada das suas conversas é interessante fazer, pelo menos, uma vez por dia, para isso clique em “Diário”.

Selecione a conta Google que quer usar para guardar os dados, em seguida irá abrir a janela do Google para você dar permissão para o WhatsApp acessar alguns dados do Google Drive. Clique em “Permitir”.

Agora selecione se quer fazer backup apenas no wi-fi (1) ou usar seus dados do celular. Não recomendamos deixar marcado ” Wi-Fi ou celular” pois dependendo da quantidade de conversa que você tiver poderá gastar todos dados do seu plano. Caso queira salvar também os vídeos enviados no app selecione o quadradinho “Incluir vídeos” (2). Quando terminar de escolher clique em “Fazer backup” (3).

Backup do WhatsApp no Google Drive
Fazer backup do WhatsApp no Google Drive

Aguarde, ele irá analisar quantos dados serão enviados e realizará um backup local, em seguida vai enviar tudo para o Google Drive. Quando começar o envio aparecerá o campo mostrando a porcentagem dos dados enviados.

Envio de conversas do WhatsApp para Google Drive

Deixando o backup em “Diário”, “Semanal” ou “Mensal” ele será realizado automaticamente no horário escolhido.

Para restaurar o backup da nuvem no dispositivo, é só conectar a mesma conta usada para o backup no aparelho. Depois selecione sua conta dentro das configurações do WhatsApp como explicado acima.

Lembrando que você precisa ter espaço suficiente disponível no dispositivo, senão o backup não irá restaurar.

Verificando espaço consumido no Google Drive

É importante sempre verificar o espaço usado do Google Drive, pois este espaço é o mesmo usado pelo Gmail, se você deixar ficar lotado, não poderá mais receber emails. O tamanho do arquivo de backup do WhatsApp aparece dentro de “Backup” no próprio aplicativo.

Caso você queira apagar o backup para começar a gerar um novo backup do zero acesse o Google Drive https://drive.google.com. Clique em “Backups” no menu da esquerda. Do lado direito da página aparece o arquivo “Backup do WhatsApp” com o número de telefone. Clique em cima dele e depois no ícone da lixeira no canto superior direito da tela.

Excluir backup do WhatsApp do Google Drive
Excluir backup do WhatsApp do Google Drive

Outra maneira é clicar no ícone do olho do lado esquerdo da lixeira. Aparecerão as opções “Desativar”, para parar o backup do WhatsApp no Google Drive, ou “Excluir backup”, para apagar este backup mas não desativar o salvamento dos arquivos.

Desativar ou excluir backup do WhatsApp no Google Drive

5 comentários em “Fazer backup do WhatsApp no Google Drive”

  1. meu whatsapp está conectado ao google drive, mas não aparece a opção “excluir dados ocultos de aplicativos”

    • Olá Sandra
      O Google modificou a página do Google Drive, agora você tem que clicar em cima do “Backup do WHatsApp” para selecioná-lo, depois clique no ícone da lixeira no canto superior direito da tela. Isto irá apagar o backup do Google Drive.
      Atualizamos o post acima mostrando a modificação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.