Saúde e Beleza

Benefícios do mamão para a saúde


O mamão é uma fruta muito popular no Brasil. É utilizada de diversas formas, seja para doces, para sucos e várias outras maneiras como a sua imaginação mandar. Só que muita gente não sabe quais são os principais benefícios do mamão para a saúde. É uma fruta bastante completa que traz uma série de nutrientes necessários para um bom funcionamento do organismo.

Os principais benefícios do mamão para a saúde

Benefícios do mamão

É rico em riboflavina

A riboflavina ou vitamina B2 é necessária para que o organismo faça o metabolismo das gorduras, carboidratos e proteínas. É também importante para prevenir doenças como a catarata e colaborar para a cicatrização de feridas na região da boca.

É rico em vitamina A

A vitamina A é importante para evitar a cegueira noturna, doenças da pele e também a queda de cabelos.

Possui antioxidantes naturais

Os antioxidantes evitam o envelhecimento precoce e o crescimento desordenado das células.

Aliado das grávidas

Pode ser um aliado para grávidas pois pode ajudar a diminuir os enjoos e náuseas matinais.

Auxilia na digestão

O mamão possui enzimas muito importantes para facilitar a digestão. Desta forma pode-se aliviar problemas como a prisão de ventre.

É um ótimo tratamento natural para a pele

O mamão pode ser um grande aliado para deixar a pele mais hidratada, sedosa e com brilho. Ele é ainda é uma ótima fonte de betacaroteno, um carotenoide que é convertido no organismo em vitamina A e protege as células dos efeitos dos radicais livres.

Benefícios do mamão para a saúde

Benefícios do mamão para a saúde

É rico em fibras solúveis

Além de colaborarem para uma boa digestão, estas fibras reduzem a absorção de gordura pelo organismo e também evita o aumento das taxas de colesterol ruim.

É uma boa fonte de ácido fólico

Já mencionamos aqui no site os benefícios do ácido fólico para a saúde, porém é importante frisar que o mamão também colabora para reduzir os níveis de hemocisteína no sangue e desta forma evitar doenças cardiovasculares e danos nos vasos sanguíneos.

Combate parasitas

As sementes do mamão podem ser grandes aliadas no combate a parasitas intestinais pois possuem uma enzima chamada papaína. Também possui carpaína, outra substância que comprovadamente pode matar vermes intestinais. As sementes ainda podem colaborar para a limpeza do fígado e evitar doenças como a cirrose.

Promove a saciedade

Por ser um alimento rico em fibras, o mamão pode ser utilizado (com moderação) por pessoas que estão em dietas para redução de peso pois promovem a saciedade por mais tempo.

Como consumir o mamão

Como mencionamos lá no início do post, você pode consumir o mamão da maneira que achar mais conveniente para você. Geralmente quem usa a fruta como aliado para o combate de náuseas e enjoos, costuma consumi-la logo no café da manhã. Você pode misturar ainda uma oleaginosa (nozes, amêndoas, macadâmias) para ter saciedade por muito mais tempo e não ter um disparo na produção de insulina.

Como consumir as sementes de mamão

As sementes de mamão também são muito benéficas para a saúde. Elas são amargas e tem um sabor um pouco apimentado. Para consumi-las você pode lavá-las em água corrente (para remover a substância gelatinosa) e adicionar a sopas, sucos ou saladas. Também é possível fazer batidas ou sucos adicionando as sementes. Dizem que também pode substituir a pimenta do reino. Nós nunca testamos. Agora que você já conhece os principais benefícios do mamão para a saúde, por que não provar? Você já provou? Deixe sua dica aí na área de comentários.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário